Desenvolvimento: Rede de gás natural será ampliada em 30km em Lauro de Freitas

 Desenvolvimento: Rede de gás natural será ampliada em 30km em Lauro de Freitas

A prefeita de Lauro de Freitas Moema Gramacho e a empresa Bahiagás assinaram na tarde desta sexta-feira (26), o Termo de Acordo e Compromisso (TAC) que celebra a expansão de trinta quilômetros da rede de gasodutos no município – vinte quilômetros no Centro da cidade e mais dez quilômetros em Areia Branca até o Hospital Metropolitano, que fará uso dessa energia considera mais limpa para o meio ambiente e mais econômica.

De acordo com Moema, entre as vantagens do gás natural (GN) estão a segurança por ser mais leve que o ar se dissipa mais facilmente,  o desenvolvimento regional, redução de emissões de poluentes além de ser uma forma de energia mais econômica em relação a outros combustíveis fósseis. “A preocupação ambiental para nós é muito grande. Trabalhamos por uma cidade cada vez mais moderna e o gás natural é grande vetor por apresentar um potencial mais favorável ao consumo além de tudo tem o custo mais acessível “, disse.

O presidente da Bahiagás, Luiz Gavazza, explicou que no município dois empreendimentos situados na entrada da cidade já aderiram ao GN.  “Nós implantamos três quilômetros há alguns anos e agora nossa pretensão é expandir levando pelos dutos um ótimo combustível que pode ser utilizado em residências, indústrias, automóveis além de prover eletricidade e calor”, afirmou. Gavazza destaca que para afetar o mínimo possível a mobilidade urbana, os gasodutos serão implantados sempre no período da noite com suporte da Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (SETTOP). A mão de obra terá contratação prioritária para moradores de Lauro de Freitas, conforme pedido da prefeita.

No TAC ficou acordado também compensação pelo uso do solo do município com recursos que serão destinados a obras. O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Uso do Solo (SEDUR), José Pires, entregou a certidão dos projetos segundo a legislação de uso do solo. Estiveram presente ainda os secretários da SETTOP Olinto Borri, e do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Alexandre Marques, e o coordenador executivo da SEDUR Juraci Alves.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading