Detalhes técnicos confirmam grandiosidade da Ponte Salvador-Itaparica

O CEO da concessionária responsável pela Ponte Salvador-Itaparica, Cláudio Villas Boas, apresentou nesta quarta-feira (17), na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), informações detalhadas sobre o projeto, destacando sua dimensão, o vão central e as soluções inovadoras que fazem da obra um desafio de engenharia sem precedentes no Brasil.
De acordo com Villas Boas, a estrutura terá 12,4 quilômetros de extensão total — sendo 6,9 km do lado de Salvador e 4,6 km em Itaparica. Ele ressaltou que apenas a parte construída sobre a lâmina d’água é considerada ponte, enquanto os trechos em solo funcionam como viadutos.
O grande diferencial da obra está no vão central, projetado para a área mais profunda da Baía de Todos-os-Santos, onde a profundidade ultrapassa 60 metros. O espaço terá 482 metros de largura e 85 metros de altura, permitindo a passagem de navios de grande porte, incluindo cargueiros. Já os vãos laterais, de 220 metros, atenderão embarcações de médio porte. O pilar central alcançará quase 200 metros acima da superfície, chegando a mais de 300 metros se considerada a parte submersa.
Na comparação com a Ponte Rio-Niterói, referência nacional, Villas Boas destacou que a nova travessia será mais extensa e robusta. “Enquanto a Rio-Niterói possui 8,8 km, a Salvador-Itaparica terá 12,4 km. Nosso vão central será maior e mais alto, e o projeto foi concebido com um único tabuleiro apoiado em apenas um pilar, o que reduz o impacto ambiental e visual”, explicou.
Segundo ele, o uso de concreto e aço de alta resistência é fundamental para vencer os desafios estruturais, além de reduzir impactos ao meio ambiente. “Estamos diante de uma obra que ficará marcada como um dos grandes feitos de engenharia do país”, afirmou o CEO.