Dia do Consumidor: Procon Lauro de Freitas alerta para cuidados na compra de produtos e serviços

 Dia do Consumidor: Procon Lauro de Freitas alerta para cuidados na compra de produtos e serviços

Com a celebração do Dia do Consumidor, nesta terça-feira (15), lojas físicas e online estão com vitrines repletas de promoções e condições especiais de pagamento. Seja qual for a opção na hora de adquirir produtos e serviços, o Procon Municipal de Lauro de Freitas listou alguns cuidados que devem ser observados pelos consumidores para evitar futuros problemas. Confira o alerta do órgão para aquelas “ofertas imperdíveis”.

1 – Avalie prioridades de compras;

2 – Planeje-se e faça pesquisas prévias de preços;

3 – Desconfie de ofertas a preços impossíveis;

4 – Atente-se sempre aos valores cobrados no frete;

5 – Desconfie de lugares que oferecem apenas boleto e depósito como possibilidades de pagamentos;

6 – Verifique a veracidade de sites, links e mensagens de ofertas enviadas pelo celular;

7 – Veja a reputação da loja nas redes sociais e em sites de reclamação.

O consumidor deve procurar o Procon Municipal caso se sinta lesado ao contratar um serviço, ao adquirir um produto ou na constatação de irregularidades em estabelecimentos. O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, no Empresarial Torres Business, na Rua Silvandir F. Chaves – Recreio Ipitanga. Ou através do telefone 71 3288-8919 e e-mails (denunciaprocon@laurodefreitas.ba.gov.br) (atendimentoprocon@laurodefreitas.ba.gov.br).

De acordo com o coordenador do Procon, Neemias Reis, as relações de consumo têm direitos básicos assegurados pelo Código de Defesa do Consumidor. “O CDC trouxe elementos fundamentais para melhorar a qualidade de vida de quem consome. Entre eles o direito à vida, saúde e segurança, em que fornecedores precisam dar informações precisas de que o produto não traz riscos, além de outros que passam pela educação, proteção contra publicidade enganosa e abusiva e outros”, destacou.

Dentre os trabalhos realizados pelo Procon Lauro de Freitas está a comunicação preliminar com empresas, mediações entre o consumidor e o fornecedor de serviço ou produto e para pessoas com endividamento. Operações de fiscalização em estabelecimentos comerciais, para coibir a venda de produtos adulterados, valores abusivos e outras irregularidades previstas no CDC, também são executadas pelo órgão.

Os serviços que mais geram reclamações no Procon são os de energia elétrica, água, telefonia, internet, cobrança abusiva, garantia de produtos e assuntos relacionados com prestação de serviço de terceiros.

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