Dia do servidor público é comemorado com terapias e ginástica laboral na Secretária de Saúde

 Dia do servidor público é comemorado com terapias e ginástica laboral na Secretária de Saúde

Colaboradores da Secretaria Municipal de Saúde de Lauro de Freitas (Sesa) iniciaram a jornada de trabalho de uma maneira diferente nesta quinta-feira (24). Durante toda manhã, mais de duzentos funcionários se uniram para comemorar o Dia do Servidor Público celebrado na próxima segunda-feira 28 e participar de aula de ginástica laboral, assistir a palestras, reduzir estresse e tensão com a massoterapia e aproveitar a promoção de cuidados e beleza através da maquiagem.

De acordo com a coordenadora das Práticas Integrativas e Complementares (PIC’s), Alessandra Gramacho, o objetivo da ação é divulgar a homeopatia, aromaterapia, meditação, musicoterapia, acupuntura, dança circular e arteterapia que estão entre as PIC’s mais conhecidas. “Em Lauro de Freitas, as PIC’s estão inseridas na Atenção Básica e são oferecidas nas unidades por equipes treinadas. As abordagens buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade”, disse.

A fisioterapeuta Leide Prima enfatizou a importância da ginástica laboral. “No dia a dia, o trabalhador adquire posturas viciantes. Para combater isso, a ginástica laboral incluída na rotina é muito importante. Fazendo isso os servidores estarão evitando alguns problemas, como por exemplo, a lesão por esforço repetitivo”, explicou. Ao seu lado, o secretário de Saúde, Vidigal Cafezeiro relatou que possui uma lesão no ombro por conta do movimento continuo laboral e que a dor é minimizada com exercícios que pratica diariamente. “Faço esportes desde muito novo e hoje consigo ter uma qualidade de vida melhor por conta disso”, relatou.

O médico osteopata, Marcelo Siqueira apresentou a medicina alternativa e secular que propõe a utilização de técnicas de mobilização e manipulação articular e de tecidos moles. “Os osteopatas creem que esses procedimentos ajudam o corpo a se curar sozinho. A prática osteopática se baseia na crença de que todos os sistemas do corpo estão relacionados. Assim, qualquer disfunção em um sistema afeta todos os outros. Além disso, crê que o corpo tem total capacidade de se curar sozinho, desde que todas as suas estruturas estejam equilibradas”, disse.

Deitada sobre a maca e tendo pela primeira vez a experiência da massoterapia, a agente de endemias Leide Laura elogiou a ação. “Gostaria de participar sempre que possível. Eu trabalho caminhando e as pernas doem. Senti alivio e deu para relaxar”, relatou. Para Gabriela Tofanetto, a sensação foi semelhante. “Muito bom relaxar no ambiente de trabalho, afinal é o local onde passamos mais tempo”, disse.

Jornalista Giovanna Reyner

Foto Edgard Copque

ASCOM/PMLF

24/10/2019

Tel.: 3288 – 8371

www.laurodefreitas.ba.gov.br

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading