Dia Nacional do Circo, Dia Mundial do Teatro e Dia Nacional das Fanfarras; Lauro de Freitas bem representada

 Dia Nacional do Circo, Dia Mundial do Teatro e Dia Nacional das Fanfarras; Lauro de Freitas bem representada

DIA 27 DE MARÇO É O DIA ESPECIAL PARA A NOSSA CIDADE.

O Dia Nacional do Circo, Dia Mundial do Teatro e Dia Nacional das Fanfarras. A cidade de Lauro de Freitas está muito bem representada nestas 03 segmentações artísticas. Seja no teatro e seus expoentes, com mais de 15 grupos ativos, festivais, paixões de Cristo. São cerca de 03 teatros devidamente equipados (Cine Teatro de Lauro de Freitas, Eliete Teles, na Itinga e o Joaquim Nery, em Vilas do Atlântico). No circo destacam-se o Bambolê, com quase 20 anos de atividades e a Turma do Amendoin (Palhaços); e nas Fanfarras despontam os concursos locais, bandas premiadas no interior; recentemente, Lauro de Freitas sediou o Concurso Intermunicipal de Bandas e Fanfarras, a nível estadual, um evento belo e repleto de musicalidade.

O Porquê do dia 27 –

Por parte do circo a homenagem se dá ao nascimento do inesquecível palhaço Piolin. No que tange ao teatro comemora-se a data partir do ano de 1961, com a inauguração do Teatro das Nações, em Paris. E no caso do dia das fanfarras surgiu através do Projeto de Lei n. 6989/2013, do Deputado Severino Ninho (PSB-PE).

O teatro, a música e o circo são artes milenares e desde a antiguidade serviram como forma de expressão para divulgar a cultura dos diferentes povos.

Nestas áreas, a Secretaria de Cultura e Turismo de Lauro de Freitas vem atuando patrocinando e apoiando vários projetos por meio do Fundo Municipal de Cultura, através do Conselho Municipal de Políticas Culturais. Além de tudo o Departamento de Cultura fundou a Cia Municipal de Teatro Amador formando mais de 60 jovens intérpretes na sua primeira edição.

Para Carlucho, Secretário da pasta, “os artistas devem estar livres para exercer as suas funções, e a Secretaria, por sua vez tem que está sempre atenta para entender que tipo de suporte deverá ofertar à classe cultural, seja técnico e/ou estrutural.”

Segundo Tobé Velloso, teatrólogo e agente cultural da SECULT: “a fomentação dessas artes, no seu sentido mais estruturante, é um ponto de promoção para os jovens, pois proporciona encontros de pessoas que conseguem transformar o ser cidadão em “ser espetacular”, e isso possibilita que gerações de novos artistas, possam, ultrapassassem barreiras para unir a tradição às novas possibilidades de criação. O resultado é o mercado da economia criativa, ressalta Velloso.

Salve o DIA 27 – E A TODOS OS ARTISTAS, TÉCNICOS E PRODUTORES DO TEATRO, CIRCO E FANFARRAS

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAURO DE FREITAS

SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading