Dia Nacional do Turismo: Lauro de Freitas, Portal da Zona Turística da Costa dos Coqueiros

 Dia Nacional do Turismo: Lauro de Freitas, Portal da Zona Turística da Costa dos Coqueiros

Por *Fernanda Aragão

Seja bem-vindo a um dos mais belos destinos da Bahia. O que você quer fazer? Aqui não faltam opções de lazer para os turistas. O incentivo à prática esportiva é referencial para toda a BAHIA e, ao lado do turismo cultural, é também um dos maiores atrativos para os visitantes. Seu nome original Santo Amaro de Ipitanga, é originado da Igreja Matriz construída no séc. XVI que fica no ponto mais alto da cidade. O município localiza-se ao lado do Aeroporto Internacional, onde inicia o Litoral Norte da BAHIA e é o Portal da Zona Turística da Costa dos Coqueiros. Além de Lauro de Freitas, a Zona Turística Costa dos Coqueiros é composta pelos municípios turísticos: Camaçari, Dias d’Ávila, Mata de São João, Entre Rios, Esplanada, Conde, Jandaíra e Pojuca.

Lauro de Freitas possui um litoral de aproximadamente 6 quilômetros banhados pelo Oceano Atlântico, a orla é composta por três praias: Ipitanga, Vilas do Atlântico e Buraquinho. Praia de Buraquinho é conhecida pela beleza onde acontece o encontro do Rio Joanes, um dos principais rios da região, com o mar, além de sede da Colônia de Pescadores do Município de Lauro de Freitas. Por ser considerada uma das mais belas praias da região norte do estado, tem sido a escolhida por dezenas de desportistas para a prática de diversos esportes náuticos, a exemplo passeios de caiaque, Kitesurf e stand up. As três praias em conjunto possuem uma beleza rara natural, piscinas naturais de águas mornas vasto coqueiral e areias bastante alvas onde é comum a prática de surf, windsurf.

Para atender à demanda impulsionada pelo turismo de lazer e negócios, Lauro de Freitas possui hoje uma rede hoteleira com mais de 2 mil unidades habitacionais (UB’s) entre hotéis e pousadas de excelente padrão que completam a infraestrutura de hospitalidade do município.

Além do patrimônio cultural dos tabuleiros da baiana, a região possui uma variedade de restaurantes com comidas típicas e frutos do mar, culinária internacional, churrascarias, pizzarias e temakerias. Possui ainda inúmeros bares, botecos, cervejarias artesanais, barracas de praia e casas de show de pequeno a grande porte que oferecem um atendimento especial gastronomia impecável.
As Manifestações Culturais de Lauro de Freitas trazem em sua essência toda forma de expressão humana, seja através de celebrações e rituais ou por meio de outras vertentes da cultura local. O Patrimônio Cultural Material e Imaterial também se constitui como uma linguagem que expressa uma forma de sentir e pensar um acontecimento, um tempo, uma dada forma de ver as coisas do mundo, manifestações culturais intangíveis, como as tradições orais, a música, idiomas e festas, além dos bens artísticos.


Neste sentido, as festas populares expressam as formas identitárias dos grupos culturais locais, onde o motivo é de encontro, de fé ou simplesmente de celebrar, atrair e identificar devotos e indivíduos de mesma identidade. Manifestações Culturais como a Capoeira, o Samba de Roda, Blocos Afros, Ternos de Reis, Negro Fugido, Teatro, Dança, Artesanato e Artes Plásticas ao referencias no município.

A Igreja Matriz de Santo Amaro de Ipitanga, datada do final do sec. XVII, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), abriga uma raridade: um dos maiores conjuntos de azulejos portugueses contínuos do mundo. A Festa do Padroeiro, patrimônio cultural e imaterial da cidade, no mês de janeiro, é marcada, além da lavagem das escadarias, por uma bela novena acompanhada de quermesse e, no dia 15, feriado municipal. Missa solene, carreata e procissão marcam o dia, em honra ao glorioso Santo Amaro de Ipitanga.


O município tem grande vocação para o Turismo Religioso, o que é comprovado pela presença de Igrejas, Terreiros de Candomblé e de Umbanda, Centros Espiritas, Templos Evangélicos. Com 426 Terreiros de Candomblé, sendo três tombados pelo Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia – Ipac e dezenas de outros cadastrados, esses locais de permanência da vida cultural de um povo originalmente africano são conservados pelos praticantes da fé que, ao longo da história, reproduzem as suas matrizes. A Rota do Turismo Afro Étnico de Lauro de Freitas tem como maior destaque a Festa de Iemanjá, realizada no dia 2 de fevereiro, na praia de Buraquinho.

Projeto Cultural Bankoma e Bloco Afro Bankoma nascem das oficinas de arte educação, lúdica pedagógica e de capacitação desenvolvidas no Terreiro São Jorge Filho da Gomeia e possibilita ações inclusivas aos povos de terreiros. O Bloco Afro Bankoma apresenta-se ao longo do ano em diversos eventos culturais, no Carnaval de Salvador e na 4ª Feira de Cinzas em Portão.
O município conta com 3000 mil capoeiristas, uma das maiores concentrações de mestres, contramestres e praticantes de capoeira sendo referência no estado da Bahia.

O samba de roda, nasceu no Recôncavo Baiano, no sec. XVI, entre os escravos das lavouras de cana-de-açúcar. Como o próprio nome diz, é uma roda formada com todos sambando. Dentre os principais, podemos destacar: no Centro, o Samba de Roda “As Matriarcas”, tendo Dona Badinha como destaque. Em Areia Branca, o “Saia Rendada”. No Quingoma, o “Renascer do Quingoma”. Em Portão, os sambas de viola “Unidos de Portão” e o “Jorge da Gomeia”.
Lauro de Freitas possui um dos Festejos de São João mais animados da Bahia e com a programação diversificada valorizando sempre o artista e a cultural local. “Arrasta Jegue”, “Chapéu e Gravata” e “Cangaceiros” são os principais grupos de sambões juninos, que desfilam pelas ruas centrais da cidade durante o dia 24 de junho, data dedicada a São João.


*Fernanda Aragão, turismóloga, administradora, pedagoga, licenciada em educação tecnológica, mestre em Ciências Políticas e Governança, especialista em administração hoteleira, coordenação pedagógica, psicopedagogia e educação a distância. Coordenou e ministrou aulas em treinamento e cursos de graduação e especialização em turismo e administração desde 2002. Atuou como consultora da Unesco no Rio de Janeiro. Atua desde 2013 na Secretaria de Cultura e Turismo de Lauro de Freitas e no Conselho de Turismo. Atualmente preside o Conselho Municipal de Turismo de Lauro de Freitas além de ser representante titular dos conselhos de Políticas Culturais de Lauro de Freitas, de Políticas para Mulheres e Conselho de Educação do Ifba – Campus Lauro de Freitas. Representante do Ecossistema Local de Inovação, Lauro de Freitas – Vale do Ipitanga.Membro do Grupo Técnico de Institucionalização da Câmara Técnica Regional de Turismo da Costa dos Coqueiros e da equipe de Planejamento Turístico e elaboração das Políticas Públicas.

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading