DIALOGAR sempre é a melhor opção, será?

 DIALOGAR sempre é a melhor opção, será?

O diálogo fundamentado é um processo que viabiliza a expansão de consciência, com base reflexiva, pois, para a elaboração das respostas é fundamental que as ideias sejam argumentadas pelo uso do raciocínio. Segundo o filosofo Platão é através do diálogo que se detecta a elaboração do pensamento e consequentemente desabrocham sentimentos e emoções que nos impulsionam para a ação.

A priori, se faz necessário entender que diálogo é a conversação entre duas ou mais pessoas, palavra que vem do grego, formada pelo prefixo (dia-) que significa “por intermédio de”, e por (logos), que significa “palavra”, ou seja, diálogo é uma conversa em que os interlocutores, interagem, trocam argumentos com a intenção de chegar a um consenso de forma satisfatória para ambas as partes

O diálogo exige a arte da escuta atenta e respeitosa, ou seja, a disponibilidade em aprender com outras pessoasque pensam diferente de nós, servindo também como termômetro que mensura o nível de convivência fraterna e respeitosa entre das pessoas. A falta de diálogo, pode gerar ruídos na comunicação, evoluindo inclusive para conflitoscom ofensas verbais ou violências físicas, gerando a propositura de demandas judiciais.

Para dialogar é fundamental a atenção dos envolvidos, atualmente, com o uso exacerbado dos aparelhos celulares, e esta necessidade de se manter “conectado”, as pessoas estão perdendo a prática do diálogo presencial, olho no olho. Desta forma, é muito comum encontrar pessoas reunidas fisicamente, entretanto, cada uma com seu celular, falando com outras pessoas em plataformas virtuais, por este mundão à fora, causando muita dispersão comportamental e, sendo um  desrespeito a que esta frente a frente.

Partindo desta primícia, cada pessoa deverá gerenciar as suas emoções e expor o seu ponto de vista, as razões que levou a praticar determinado ato. Portanto, dialogar sobre um assunto específico, estimula uma reflexão consciente e acaba detectando o enraizamento que levou à  discordância. Independente do ambiente, sendo profissional, familiar, etc, dialogar é fundamental para manter uma convivência respeitosa e salutar.

O diálogo franco melhora a convivência entre as pessoas, porque, discernimos as alternativas apresentadas e realizamos escolhas com lucidez, assim, praticamos a empatia, nos colocamos em seu lugar, o que possibilita a compreensão. Estabelecemos um paralelo entre razão e emoção, informamos e somos informados, contribuindo para que as relações interpessoais sejam mais suaves e facilmente enfrentamos para solucionarmos os conflitos.

Quando as partes estão em litígio na seara de um processo, ou seja, em explicita competição, dificulta que na tramitação do processo seja celebrado muitas vezes um acordo entre os envolvidos, cabendo ao juiz determinar a forma para resolução da demanda.

Devemos ressaltar que existe um vasto respaldo legislativo como no artigo § 3º do CPC/2015 onde consta a possibilidade de utilizar os métodos consensuais de resoluções de conflitos como a conciliação, a mediação, as práticas colaborativas, devendo ser estimulada pelos juízes, advogados, defensores públicos e membros do Ministério Público.

Dialogar é sempre a melhor opção, madura, possibilitandoresolver conflitos, com a expressão dos sentimentos,contribuindo com uma política de paz. O objetivo juramentado dos operadores do direito é a pacificação, resolvendo o conflito em suas diversas esferas e, desta forma, as pessoas passam a se conscientizarem com uma conivência respeitosa, refazendo o caminho onde o movimento do amor foi interrompido, possibilitando a construção de pontes para harmonização do convívio social.

*Dra ELIANE MACÊDO Advogada, Filósofa Especialista em Direito Imobiliário, Presidente da Comissão dos Idosos da OAB/LF/BA, Comentarista Jurídica Radio Nazare100.7fm

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading