Diferença entre o mesmo remédio em Salvador e João Pessoa é de 1.528%

 Diferença entre o mesmo remédio em Salvador e João Pessoa é de 1.528%

Um levantamento realizado pelo Instituto de Ciências Tecnologias e Qualidade Industrial (ICTQ) revela que um mesmo remédio pode ser encontrado com uma diferença de preço 11 mil vezes maior nas principais cidades do Brasil.

Mais precisamente, um morador de João Pessoa, na Paraíba, pode encontrar o anti-inflamatório Cataflam em uma das drogarias da cidade por R$ 2, enquanto quem vive em Salvador, encontra o mesmo medicamento por R$ 57. A diferença é de 1.528% entre os estabelecimentos.

A pesquisa, que foi realizada em 342 farmácias distribuídas em 16 municípios de todas as regiões do país, aponta uma discrepância gritante entre um produto comercializado entre uma capital brasileira e outra: a diferença pode chegar a 5.436%. No mesmo município, a variação de preços é superior a 3.868%.

A pesquisa mapeou o maior e o menor preço do Paracetamol, Novalgina, Aspirina, Paracetamol, Cataflam e Nimesulida. Entre os seis, a disparidade é maior no analgésico Paracetamol.

A pesquisa também revela que a diferença de valores está aumentando com o tempo: em setembro de 2015, quando foi feita a primeira edição do estudo, a variação dos preços nas drogarias de uma capital a outra chegava “apenas” a 1.970%.

Dentro de uma mesma cidade, destaque para Curitiba, capital do Paraná, onde o analgésico Paracetamol — utilizado no tratamento de dores e febre — tem uma variação de preços superior a 3.868% entre um estabelecimento e outro dentro do município.

De acordo com o diretor do estudo, Marcus Vinicius Andrade, essa diferença de preços está baseada principalmente no poder de compra e negociações das redes ou distribuidoras com os laboratórios farmacêuticos. “Logística, tarifação de impostos e o perfil de loja são outros fatores influenciadores”, diz.

Segundo ele, no atual momento de crise econômica, o consumidor precisa redobrar a atenção quanto aos valores ofertados. Neste caso, o hábito de pesquisar as diferenças de preços em supermercados deve ser replicado na ida à farmácia.

 

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading