Dupla baiana viaja para Campeonato Regional Nordeste de Bocha Paralímpica 2025

 Dupla baiana viaja para Campeonato Regional Nordeste de Bocha Paralímpica 2025

Atletas viajam com passagens aéreas concedidas pela Sudesb para competição que vale vaga no brasileiro

Vai ter baiano no Campeonato Regional Nordeste de Bocha Paralímpica 2025, que começou ontem em Recife, Pernambuco, e segue até domingo, 13. Quem representa a Bahia na competição regional é a atleta Aline Valença, que viajou acompanhada de atleta guia, ambos com passagens aéreas concedidas pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

A competição é considerada de fundamental importância porque vale vaga para o Campeonato Brasileiro de Bocha Paralímpica 2025, que acontece no período de 30 de novembro até 08 de dezembro na cidade de São Paulo. A atleta baiana chega com força para a competição com base em seu histórico vencedor. Ela foi campeã da seletiva Nordeste em 2022, o que a permitiu representar a Bahia no brasileiro no mesmo ano.

Aline viaja acompanhada de seu atleta guia Leonardo Silva, que também recebeu passagem aérea da Sudesb, conforme a solicitação da Federação Baiana Orfanato Lar Vida. Leonardo aponta que a expectativa é fazer uma boa campanha e ter bom desempenho, mas principalmente aproveitar a oportunidade de fazer intercâmbio com atletas de outras regiões.

“A expectativa é que Aline possa adquirir experiência, conhecer os adversários e que possamos trocar ideias com técnicos e adversários acerca da bocha em diferentes regiões. É uma troca de experiência que pode melhorar nosso treinamento, ver onde podemos nos aprimorar. A ideia é que a gente consiga amadurecer e conseguir a vaga pro brasileiro”, afirma o atleta guia.

Ele reforça a importância do apoio da Sudesb para o desenvolvimento da modalidade no estado e por possibilitar essa oportunidade. “Sem a Sudesb, na verdade, nada disso seria possível. Com essa nossa ida queremos motivar outras pessoas pra que também queiram praticar a modalidade, participar e mostrar que há incentivo”, comenta Leonardo.

Ascom Sudesb
Madson Souza
11.07.2025

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.