E AÍ? Moema Gramacho deverá mirar a ALBA em 2026, podendo contar com o apoio de Rosalvo

 E AÍ? Moema Gramacho deverá mirar a ALBA em 2026, podendo contar com o apoio de Rosalvo

Caminho pra federal se tornou inviável. Rosalvo desistiria da candidatura a estadual e apoiaria Moema

Os bastidores da política mirando 2026 já estão a todo vapor. Em uma guinada estratégica a ex-prefeita de Lauro de Freitas Moema Gramacho (PT) deverá abandonar os planos de concorrer a deputada federal e agora preparará sua candidatura para a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) nas eleições do ano que vem. A mudança de rota, dita por uma fonte a este #LF NEWS, deverá vim acompanhada do apoio do ex-candidato a prefeito Antônio Rosalvo, que desistiria de ser candidato à deputado estadual. Vale relembrar que nas eleições municipais, a ex-prefeita escolheu o mesmo para ser o candidato, diante de outros nomes postos na mesa para a disputa.

Fontes próximas à ex-prefeita revelaram que a decisão vai ser tomada após avaliação de cenários. A disputa por uma vaga na Câmara Federal estará ainda mais acirrada, com nomes fortes do PT. Já na AL-BA, Moema enxerga um caminho mais viável para fortalecer sua base política.

 

Outro fator decisivo deverá ser o apoio de Antônio Rosalvo, que disputou a prefeitura de Lauro de Freitas em 2024 e manterá o diálogo com setores que não necessariamente são alinhados ao PT. O apoio dele poderá ajudar Moema a ampliar sua rede de alianças, atraindo eleitores de perfis distintos. Rosalvo, que já foi secretário na gestão da ex-prefeita, terá presença ativa em algumas cidades da Bahia, o que poderá ser crucial para a campanha.

É fato que Moema enfrentará uma disputa acirrada para ALBA, onde o PT já tem outros nomes em campo, principalmente os deputados e deputadas que tentarão a reeleição.

No entanto, sua capacidade de articulação e o possível apoio de Rosalvo poderão ser diferenciais.

Se confirmada a candidatura, Moema Gramacho tentará seguir os passos de outros ex-gestores municipais que migraram para a Assembleia Legislativa, usando a experiência local para influenciar políticas regionais.

A decisão final deverá ser anunciada nos próximos meses e caberá a Moema transformar seu legado em Lauro de Freitas em um mandato estadual, afinal é no município seu maior reduto eleitoral. Os preparativos parecem já ter iniciados.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.