Ecoteca – A Biblioteca Ecológica da Coelba

 Ecoteca – A Biblioteca Ecológica da Coelba
  • Ação acontecerá em Lauro de Freitas entre 18 e 20/08. Objetivo é desenvolver o hábito do uso seguro e racional da energia elétrica e estimular a leitura.
  • Após a ação, que acontece na Praça Martiniano Maia, a Coelba doará a biblioteca e todo o seu acervo para a Escola Municipal Vida Nova, deixando, assim, um legado para a educação de Lauro de Freitas.
  • Ecoteca – A Biblioteca Ecológica faz parte do projeto Energia Amiga nas Escolas, da Coelba, que tem como objetivo estimular o comportamento seguro das crianças em relação à energia elétrica.

A cidade de Lauro de Freitas receberá, no período de 18 a 20/08, a “Ecoteca – A Biblioteca Ecológica”. O projeto cultural, promovido pela Coelba, empresa do Grupo Neoenergia, acontece na Praça Martiniano Maia, conhecida como Praça Central, em frente à Prefeitura, e visa contemplar cerca 1.200 alunos de cinco escolas da rede municipal de ensino, além de moradores da cidade, com o acervo literário,  atividades lúdicas e orientações sobre uso seguro e eficiente da energia elétrica. O evento de abertura das atividades na Praça será realizado no dia 18, às 8h30.

A ação é um patrocínio da Coelba por meio do Fazcultura, desenvolvida pela Rede Educare – organização que, desde 2007, cria, desenvolve e implementa projetos educacionais, culturais e socioambientais – com o apoio da Secretaria de Educação do município. Além de proporcionar o acesso a livros pela comunidade, sua estrutura também oferece espaço para manifestações artísticas, apresentação de teatro de fantoches, saraus musicais e literários, encenações infantis. À noite, serão exibidos filmes para jovens e adultos.

Biblioteca Ecológica – A Ecoteca é uma biblioteca diferente. Totalmente ecológica, é fabricada em uma estrutura revestida com placas de resíduos de caixinhas de leite e suco e tubos laminados de creme dental. O acervo disponível na praça, durante o evento, contará com 300 livros de literatura infantil, infanto-juvenil e livros-brinquedos das mais importantes e conceituadas editoras brasileiras. Direcionada a crianças de 6 a 12 anos, a Ecoteca estará com uma programação especial em Lauro de Freitas e contará com arte educadores que recepcionarão os alunos e visitantes das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30, com atividades lúdicas, como oficinas de pintura e de dedoches, voltadas para o uso seguro e eficiente da energia. No local também será distribuída a cartilha “É Hora de Se Ligar”, publicação que traz dicas importantes de segurança  para o público infanto-juvenil, e o jogo “Energia Amiga” que, além de ser entregue às crianças, será utilizado como dinâmica para fixação do conteúdo apresentado.

À noite, às 19h, serão exibidas sessões de filmes para alunos das escolas municipais com educação voltada para jovens e adultos e comunidade. Na quinta-feira (18), será exibido o filme “Linda de Morrer”, uma comédia nacional que traz Glória Pires como atriz principal; na sexta-feira, dia 19, a cinebiografia “Irmã Dulce”; na sexta, será a vez de “Homem-Formiga”, filme baseado no herói de mesmo nome, pertencente ao universo da Marvel Comics.

Doação – Segundo dados da Rede Educare, no Brasil, existem mais de 125 mil escolas sem biblioteca. Cerca de 69% da população nunca leu um livro e 83% dos municípios do país ainda não possuem salas de cinema ou outra forma de projeção cinematográfica. Atenta a esta realidade, ao final da ação, a Coelba doará toda a estrutura e acervo da biblioteca à Escola Municipal Vida Nova, em Lauro de Freitas, para que sirva de instrumento de estímulo à leitura e auxiliar das atividades educacionais. Além dos livros, também fazem parte do acervo a ser doado 100 filmes em formato de DVD, com curta, média e longas metragens e animação, além de equipamentos de projeção, sonorização e exibição de filmes.

O projeto Ecoteca está ancorado na política de sustentabilidade do Grupo Neoenergia, que adota o modelo de gestão socialmente responsável em todas as suas atividades, visando à criação de valor ao negócio e a contribuição para uma sociedade sustentável. O patrocínio da Coelba ao projeto foi iniciado em 2015, quando foram contemplados os municípios de Simões Filho, Vitória da Conquista, Juazeiro, Itabuna e Barreiras. Este ano, além de Lauro de Freitas, os municípios de Jucuruçu, Encruzilhada, Jequié, Feira de Santana, Irecê, Ibotirama e Porto Seguro também receberão o projeto.

Energia Amiga nas Escolas – O Energia Amiga nas Escolas visa levar as informações sobre o uso seguro da energia elétrica e a prevenção de acidentes, de maneira lúdica, para crianças da rede pública da Bahia.  As ações têm o objetivo de estimular o comportamento seguro das crianças, formando futuros adultos mais conscientes sobre uso seguro da energia elétrica.

Sobre a Coelba – A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida. Nestes mesmos termos, ocupa a primeira posição entre as concessionárias do Norte – Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios da Bahia, a Coelba atende a mais de 15 milhões de habitantes em uma área de concessão de 563 mil km2.  Hoje, a empresa conta com mais de 5,7 milhões de clientes, sendo 88,28% destes, clientes residenciais.

Sobre a Educare – A Rede Educare é uma organização que desde 2007 desenvolve e promove encontros entre produtores e empresas que desejam patrocinar projetos de cultura, esporte e cidadania, utilizando, para isto, incentivos fiscais. Além disso, é uma empresa que cria, desenvolve e implementa projetos educacionais, culturais e socioambientais, com transparência e resultados.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading