Edital de Eventos Calendarizados fortalece projetos culturais

O Edital de Eventos calendarizados tem um formato inédito no País e permite aos proponentes e artistas uma programação de longo prazo e também a possibilidade de captação com mais tranqüilidade”. O depoimento da diretora do Festival Vivadança, Cristina Castro retrata bem a importância dessa linha de fomento do Fundo de Cultura da Bahia que selecionou 15 projetos para o triênio 2017/2019. Houve uma renovação de 50% das propostas, alcançando diversas regiões do Estado.

Os proponentes culturais que tiveram propostas pré-selecionadas no Edital de Apoio a Eventos Calendarizados participaram de uma reunião de alinhamento na manhã desta segunda-feira (12) na Secretaria da Cultura da Bahia para conhecer os procedimentos, metas e exigências para acesso à linha de fomento que garante até três edições seguidas dos projetos. O objetivo é incentivar a realização de atividades culturais consolidadas, com a formação de um calendário que contemple os diversos segmentos da cultura do Estado. O investimento total é de R$ 3 milhões anuais, com até R$ 300 mil por edição de cada projeto.

Foram selecionados os projetos: Festival de Jazz do Capão, Festival Internacional da Sanfona, Vivadança Festival Internacional, IX Festival Internacional do Chocolate e do Cacau da Bahia, Festival Internacional dos Artistas de Rua, Panorama Internacional Coisa de Cinema, Fenafits – Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana, Mostra Cinema de Conquista, Encontro de Cordas do ICED, Festival de Dança de Itacaré – ano IV, XXVII Cantoria de São Gabriel, IC Encontro de Artes, Fiac Bahia, Semana da Cultura Territorial de Conceição do Coité – Circuito das Artes do Sisal, Filte Bahia 10 anos e Mais – Festival Internacional Latino Americano de Artes Cênicas da Bahia.

Capacitações – O Edital de Eventos Calendarizados foi lançado em 2010 e, a partir de 2012, assumiu o formato plurianual que permite aos proponentes o planejamento dos projetos pelo período de três anos. Segundo o superintendente de Promoção Cultural, Alexandre Simões, a seleção de novas propostas foi possível graças ao trabalho estratégico voltado à formação de agentes culturais que vem sendo realizada em todo o Estado com capacitações realizadas pelo Escritório Bahia Criativa.

“É importante permitir a igualdade de disputa. Temos muitos projetos interessantes em todo o Estado que já estão consolidados. O conceito de comissão temática adotado para discussão dos editais também garante uma melhor leitura dos projetos. O mais importante nessa linha é permitir que as propostas tenham continuidade e formem um calendário regional”, afirma o gestor. O edital se mantém como mantenedor exclusivo de diversos projetos, possibilitando o amadurecimento das produções. “Em 2017, nosso objetivo é qualificar ainda mais o atendimento e o relacionamento com as cidades”.

O proponente Tiago Tal comemorou a seleção do Festival de Jazz de Capão, o que garante a realização da 6ª a 8ª edição. “Nosso evento acontece em setembro. Sempre enfrentamos dificuldades para organizar a programação e esse edital nos dá uma perspectiva interessante de planejamento com antecedência, contato com as atrações e de logística”. O evento é gratuito e acontece em praça pública, com dois dias de shows, além de workshops também abertos ao público. “A expectativa é de que não só a produção seja facilitada, como também a participação do próprio público, já que o Estado passa a ter um calendário organizado”.

O Festival Vivadança vai para sua 11ª edição. Na edição passada, contou com o apoio do Programa Fazcultura. Cristina Castro elogia o ineditismo do edital e espera que o mesmo seja copiado também por outros estados. “É um apoio importantíssimo para que as produções sejam pensadas e planejadas a longo prazo. Para o produtor, garante condições de ampliar a captação, fortalecendo o evento”. O Vivadança e o Festival de Artistas de Rua são os dois únicos projetos que acontecem no primeiro semestre de 2017.

O IC – Encontro de Artes – também segue com a segunda temporada com apoio do edital de Eventos Calendarizados. De acordo com Neto Machado, o projeto está se renovando e vai para a 11ª edição pensando um novo formato. “Em 2016, fizemos 10 dias de atividades, mas concentramos os esforços na Virada Cultural, com duração de 24 horas, que teve grande repercussão na cidade. Agora, vamos buscar uma nova fórmula. O apoio garantido para três edições permite esse planejamento para que o evento se solidifique ainda mais”.
A Semana da Cultura de Conceição do Coité vai ganhar novo perfil a partir de 2017. “Já realizamos mais de 10 edições, mas agora o alcance será ainda maior. Manteremos os seis festivais em praça pública, um deles voltado exclusivo para as manifestações da nossa cidade e os demais abertos para os 20 municípios da região do Sisal. Além disso, teremos performances, oficinas, tudo isso entre os dias 1º e 7 de julho”, reforça a secretária de Educação da cidade, Perpétua Sampaio, comemorando a seleção do grande evento da região no edital.

São considerados eventos calendarizados as iniciativas realizadas por pessoas jurídicas, com temática cultural específica ou diversificada, sob a forma de bienais, colóquios, conferências, painéis, festivais, entre diversos outros formatos com periodicidade anual e duração superior a um dia. A última edição do edital foi iniciada em 2012, encerrando em 2015 e sendo prorrogado por mais um ano. Atualmente, 11 eventos estão entre os beneficiados e é consenso entre os proponentes a importância do benefício para continuidade de realização dos eventos.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading