Eduardo Requião, presidente da subseção de Camaçari da OAB, grava VTs, na sede da entidade, em apoio a candidatos a vereador
Advogado Thiago Bianchi protesta contra a “utilização eleitoral da OAB” no município da RMS
O advogado eleitoralista Thiago Bianchi fez, hoje (1º), uma denúncia contra a “realização de propagandas político-partidárias” na subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Camaçari.
Em um “reels” postado nas redes sociais do candidato a vereador Teo Ribeiro (PT), filmado na sede da OAB, no município, (https://www.instagram.com/reel/DAT58LFSaNo/?igsh=OGRzc3AxOW9jYjR4 s), o presidente da OAB/Subseção Camaçari, Eduardo Requião, frisou: “Aqui nós conversamos sobre a dinâmica do meio-ambiente, que aconteceu na semana passada aqui na OAB. Conversamos sobre as perspectivas que a Ordem tem, que a advocacia tem de um tempo melhor no que diz respeito à estruturação legislativa dos pleitos da advocacia, que demandam da atuação na Câmara Municipal da parte do vereador. E apoiamos essa iniciativa de nomes como o senhor Teo, do seu nome, que desenvolveram (sic) um trabalho de excelência na Câmara Municipal de Camaçari. Parabéns e muito sucesso, Conte com o nosso apoio”.
“Presenciamos o pronunciamento do presidente da OAB em Camaçari declarando apoio a candidaturas, valendo-se de suas funções institucionais para falar por toda advocacia, em atos que deveriam ser privados e pessoais, quando não lhe fora outorgado poderes de membros da advocacia da subseção de Camaçari para declarar apoio a candidatos”, disse Bianchi.
“As funções da Instituição OAB não devem ser confundidas com o exercício da atividade profissional da advocacia particular na área do Direito Eleitoral. Está sendo promovida a politização do órgão com mais credibilidade perante a sociedade brasileira justamente por ser independente e autônomo, por buscar representar a sociedade e os interesses coletivos, especialmente aos da advocacia, em detrimento dos interesses e vaidades pessoais. Condutas estas que têm seus valores invertidos na subseção de Camaçari”, afirmou.
*Apoio a outra candidata em filmagem na OAB de Camaçari*
Em outro post no Instagram (https://www.instagram.com/reel/DAUd5KbtUL8/?igsh=a2RjbmwyaXNoczFt), Eduardo Requião declara apoio à candidata Ellen Borges (PT) às eleições proporcionais nas dependências da OAB de Camaçari. “Recebendo aqui a nossa grande amiga Ellen Borges, que esteve presente nesse importante momento na discussão da Carta de Compromisso do Meio Ambiente aqui na OAB/Camaçari. Eu quero dizer que a Câmara de Camaçari precisa estar bem representada. O nosso apoio vai para Ellen Borges. Ellen Borges, anote seu nome. Estamos juntos, viu, Ellen”.