Eduardo Salles cobra transparência do DNIT nas obras da ponte do rio Jequitinhonha

 Eduardo Salles cobra transparência do DNIT nas obras da ponte do rio Jequitinhonha

O deputado estadual Eduardo Salles (PP) destacou, nesta terça-feira (28), a importância da atuação da Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) na defesa da manutenção e recuperação da ponte sobre o Rio Jequitinhonha, no Extremo Sul da Bahia.

De acordo com o parlamentar, o governo federal chegou a cogitar a demolição completa da estrutura, mas a mobilização de deputados estaduais — liderada pela deputada Cláudia Oliveira (PSD) — foi decisiva para reverter a decisão e garantir a preservação da ponte, considerada vital para o transporte regional.

“A primeira opção era a destruição da ponte. Nós empunhamos a bandeira de que ela não poderia ser derrubada, mas avaliada tecnicamente. Essa briga teve sucesso, e hoje essa ponte, que seria destruída, é o único canal de transporte da região”, afirmou Salles.

O deputado cobrou transparência e acompanhamento técnico periódico das obras conduzidas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e pelo governo estadual, defendendo que os órgãos prestem informações regulares sobre o andamento das intervenções.

“Queremos o mesmo acompanhamento que fazemos com a Coelba. Precisamos saber o que já foi feito, se o cronograma está defasado, porque o prazo era de um ano. Até dezembro, a expectativa é que veículos de até 27 toneladas trafeguem com segurança na ponte antiga”, explicou.

Salles também voltou a criticar as condições precárias dos desvios improvisados, que classificou como “perigosos e ineficientes”, ressaltando que o compromisso de pavimentar subidas e ladeiras ainda não foi cumprido, o que tem causado transtornos e riscos a caminhoneiros e motoristas que circulam pela região.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.