Educação de Lauro de Freitas encerra 2025 com desafios superados e planeja 2026 com foco pedagógico e grandes entregas

Ao fazer um balanço da educação municipal em 2025, a secretária de Educação de Lauro de Freitas, Tamires Andrade, destacou que o ano foi marcado por muitos desafios, especialmente no início da gestão, mas também por avanços importantes no planejamento da rede.
De acordo com a secretária, o ano letivo será encerrado no dia 19 de dezembro, com o cumprimento dos 200 dias letivos previstos no calendário escolar. Entre os principais entraves enfrentados, ela citou a ausência inicial de contratos essenciais, como os de insumos, papelaria e material de higiene, além das dificuldades estruturais nas unidades escolares. “No início tivemos um desgaste muito grande com obras estruturantes”, explicou.
Apesar das dificuldades, Tamires informou que as obras da educação infantil já estão sendo retomadas neste mês de dezembro, preparando a rede para o próximo ano. As aulas em 2026 começam em fevereiro, e a jornada pedagógica já está programada para a primeira semana do mês, com a realização também do Pacto pela Educação.
Segundo a secretária, a prefeita Débora Regis deverá anunciar grandes entregas para a educação ainda neste mês. “Vai ser um ano com muito planejamento, com toda a comunidade escolar envolvida, para fazermos a educação acontecer não só nas ações estruturantes, mas também nas ações pedagógicas”, afirmou.
Para 2026, Tamires garantiu que haverá um olhar pedagógico ainda mais forte para a rede municipal. “Vamos fazer a educação de Lauro de Freitas acontecer com qualidade”, concluiu.
