novembro 21, 2018

970×90

Educação de Lauro de Freitas lança programa para superar índices do IDEB

Educação de Lauro de Freitas lança programa para superar índices do IDEB

Com foco na melhoria dos resultados do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) para 2019 e 2021, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) lançou nesta quarta-feira (12), na Escola Dois de Julho, em Itinga, o Programa MIL (Programa de Melhoramento do IDEB de Lauro de Freitas). A proposta é atingir e até superar as metas estabelecidas pelo Sistema Nacional de Ensino e Plano Nacional de Educação (PNE). O Programa MIL foi apresentado para mais de 100 profissionais da rede municipal de ensino.

Para elevar a qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades, o Programa MIL propõe que professores, gestores, coordenadores e demais representantes da educação desenvolvam projetos específicos nas suas unidades escolares, considerando os princípios e diretrizes do programa. “Essa é mais uma ação que a SEMED pensa em prol do desenvolvimento do ensino da rede municipal. Não vamos nos limitar aos indicadores, mas devemos ponderar que os índices são norteadores de metodologias a serem aplicadas”, explicou o secretário de Educação, Paulo Gabriel Nacif. O Programa está oficialmente aberto para receber propostas a partir deste mês de setembro.

Os índices projetados pelo IDEB para Lauro de Freitas em 2019 e 2021, nos anos iniciais (Fundamental I), são 5,3 e 5,6; nos anos finais (Fundamental II), 4,5 e 4,8. O Programa MIL objetiva alcançar estas metas. As notas do IDEB são calculadas pela multiplicação do resultado da Prova Brasil e o fluxo escolar, que servem de parâmetro para definir subsídios para formulação de políticas educacionais. Em Lauro de Freitas 58 escolas participaram na avaliação e embora a média não tenha alcançado a meta projetada pelo IDEB em 2017, o índice da maioria das escolas cresceu em relação às duas últimas edições (2013 e 2015).

“É importante que tenhamos os faróis acesos para o futuro. Precisamos aproveitar os resultados obtidos para trabalhar e construir uma escola melhor. Estamos lançando aqui a base do programa”, destacou Paulo Gabriel. Segundo o secretário, o Programa MIL realizará palestras e outras ações nas escolas do município para que possam desenvolver projetos de melhoramento. A Coordenação de Monitoramento, Gestão e Controle de Qualidade da SEMED disponibiliza dados para que os profissionais da educação possam realizar ações com base nos resultados.

Alda Esther, diretora da Escola Municipal Vila Nova, elogia a iniciativa da Secretaria de Educação. “A proposta do Programa MIL busca o envolvimento e a integração das escolas municipais, com vistas a um conteúdo de melhoria da aprendizagem mediante as novas perspectivas da cidade educadora. Agora, estaremos juntos as coordenações analisando os resultados, principalmente das áreas mais complexas, e desenvolvendo formas de facilitar o aprendizado”, pontuou.

Jornalista Laerte Santana

Foto Lucas Lins

ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas

13/09/2018

71 3288 8371

www.laurodefreitas.ba.gov.br

Compartilhe isso
abaixo de Saúde

Sobre o autor

posts relacionados

deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

abaixo de Saúde
%d blogueiros gostam disto: