Educação entrega certificados a 212 cuidadores qualificados em curso

 Educação entrega certificados a 212 cuidadores qualificados em curso

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Coordenação de Capacitação de Profissionais da Cidade Educadora, realiza nesta quarta-feira (24), a entrega de certificados aos 212 alunos do curso de Capacitação de Cuidadores. Eles completaram as atividades e carga horária, ampliando a qualificação para atuar na rede municipal de ensino, onde estão matriculados 719 educandos com deficiências. A solenidade no Cine Teatro de Lauro de Freitas, 15h, contará com a presença de gestores, educadores e organizações sociais voltadas para o atendimento a pessoas com deficiências. 

 

O curso foi realizado entre os meses de maio e julho, com o objetivo de atualizar os cuidadores da rede, ampliando a excelência dos serviços públicos prestados à comunidade. As atividades foram divididas em oficinas, desenvolvendo conteúdos como relações interpessoais com o deficiente na escola; o sujeito do meu trabalho sobre a ótica médica; e produzindo conhecimento nas relações espaço, casa, escola.

 

De acordo com o artigo 4º da Lei nº 13.146 – Lei Brasileira de Inclusão de Pessoas com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) –, são funções dos cuidadores valorizar o aluno frente as suas ações, com respeito a seu ritmo e seus desafios; agir pedagogicamente, no acompanhamento do educando, durante os exercícios; ficar atentos a aspectos como números de vezes de ida ao sanitário, recomendações médicas, se o aluno já chegou machucado ou se se machucou durante o período na escola; bem como a autorização dos pais para o consumo da merenda escolar. 

 

O cuidador também deve informar aos professores sobre dificuldades dos educandos em desenvolverem suas atividades, facilitar sua inclusão no ambiente escolar e ajudá-lo na locomoção, alimentação e realização da higiene pessoal, além de mediar as atividades escolares. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9394/96) determina que “os sistemas de ensino devem matricular todos os alunos cabendo às escolas organizarem-se para o atendimento ao educando com necessidades educacionais especiais, assegurando as condições necessárias para uma educação de qualidade para todos”.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading