Educadores de Lauro de Freitas discutem estratégias para garantir alfabetização na idade certa

 Educadores de Lauro de Freitas discutem estratégias para garantir alfabetização na idade certa

A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizou nesta quarta-feira (22/10), no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) do município, localizado na Avenida Luiz Tarquínio Pontes, um encontro com coordenadores pedagógicos da rede municipal para discutir a matriz curricular dos anos iniciais e alinhar estratégias voltadas à alfabetização na idade certa.

A secretária municipal de educação, Tamires Andrade, explicou que o encontro se trata de um espaço de escuta para análise e construção. “Após diversos estudos queríamos entender por que os alunos não estão sendo alfabetizados na idade certa, e essa análise nos apontou para a própria estrutura curricular. É preciso reequilibrar essa estrutura para garantir o processo de alfabetização, letramento e numeracia na idade certa. Mas as possíveis mudanças só serão construídas coletivamente, com diálogo entre coordenações, escolas e comunidade”, explicou a gestora.

A coordenadora de Formação Continuada da SEMED, Débora Privat, ressaltou que o encontro busca, além da revisão curricular, valorizar práticas pedagógicas inovadoras já existentes nas escolas e consolidar uma política pública com identidade local. “Estamos reunindo todos os coordenadores pedagógicos dos anos iniciais, juntamente com as equipes técnicas, para discutir as alterações feitas na matriz curricular desde 2019, quando foram incluídos professores especialistas de inglês, educação física e cultura afro-brasileira e indígena. Nosso desafio é pensar na formação específica desses profissionais, compreender as particularidades da criança e fortalecer o vínculo pedagógico essencial ao processo de alfabetização”, explicou Débora. A coordenadora acrescentou que o objetivo é construir uma política municipal de alfabetização que traga uma identidade ao professor alfabetizador de Lauro de Freitas.

Presente no encontro estava o presidente do Conselho Municipal de Educação, Marcos Felipe que contou sobre a importância do diálogo. “Esse é um momento muito importante, que poucas vezes foi visto no município coordenadores, direção da SEMED e a secretária de educação discutindo juntos o processo de alfabetização e a necessidade de criar uma política de alfabetização municipal. É essencial que esse debate ocorra de forma ampla, envolvendo o Conselho, as escolas, os pais e toda a comunidade escolar. Só assim poderemos construir uma política sólida e efetiva, que garanta às crianças o direito de aprender”, disse Marcos.

O encontro, realizado das 8h às 17h, faz parte do conjunto de ações da SEMED voltadas à melhoria da qualidade do ensino e ao fortalecimento do compromisso da gestão municipal com a alfabetização na idade certa, um dos pilares para o desenvolvimento integral das crianças da rede pública de Lauro de Freitas. O evento reuniu equipes técnicas da Educação Básica e da Formação Continuada da SEMED, além de representantes do Conselho Municipal de Educação.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.