Educadores de Lauro de Freitas recebem prêmio “Caminhos para a Cidadania” da CCR

 Educadores de Lauro de Freitas recebem prêmio “Caminhos para a Cidadania” da CCR

Dois projetos criados por educadores da rede municipal de ensino de Lauro de Freitas foram vencedores do Prêmio “Caminhos para a Cidadania 2023”, promovido pela CCR, que busca impulsionar projetos educacionais que promovam a cidadania e o desenvolvimento das comunidades. 

Uma das vencedoras, a professora de história e cultura, Gildete Melo, da Escola Municipal Tenente Gustavo, no Parque São Paulo, explicou um pouco do processo e do objetivo do seu projeto, Memórias Brincantes – Resgatando trajetórias ancestrais. “Esse projeto tem a proposta de trazer uma educação afrocentrada, pautada principalmente na história local, que se trata de uma comunidade remanescente de quilombo e nossas comunidades tradicionais aos longos dos anos sofreram diversas violências e uma delas é o apagamento da nossa cultura, da língua, da memória e da história. Então, o Memória Brincante leva todas as crianças e todas as pessoas que fazem parte da comunidade escolar a uma viagem ao passado e essa viagem, ela tem o objetivo de ressignificar o nosso presente, para juntos de forma coletiva construirmos um futuro melhor”, detalhou.

O professor Luciano Oliveira e o educador Elton Nascimento, que atuam nas Escola Municipal de Barro Duro, também foram premiados e homenageados pela dedicação em transformar as salas de aula por meio da educação com o projeto audiovisual, que consiste em criar filmes, programas de entrevistas, reportagens, vídeo aulas, podcasts, minisséries com o protagonismo dos alunos e da comunidade escolar. 

Luciano contou como a ideia surgiu. “Em 2015, criei o projeto de audiovisual na Escola Barro Duro. Administrei as aulas que tinham relação com as técnicas do audiovisual e o professor Elton ficou responsável pela parte pedagógica. A minha emoção é saber que depois de quase 10 anos de termos criado e coordenado esse projeto, tivemos reconhecimento nacional. Isso nos fez ter a certeza de que estávamos e estamos no caminho certo. E podemos continuar trabalhando para fazer a diferença na vida desses alunos e por extensão os seus familiares e amigos”.

Além do reconhecimento financeiro de R$30 mil para as escolas, os ganhadores receberam um notebook e foram homenageados em um evento especial, realizado em São Paulo na última segunda-feira (15).

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading