novembro 25, 2020

970×90

Eleições em Lauro de Freitas: Rosalvo cria grupo de trabalho e assume protagonismo na defesa animal

Eleições em Lauro de Freitas: Rosalvo cria grupo de trabalho e assume protagonismo na defesa animal

Vereador Rosalvo e Drª Renata durante soltura de iguanas no Parque Ecológico de Vilas do Atlântico.

Políticas públicas têm sido o foco do mandato

Autor de Leis voltadas para a causa animal, o vereador Antônio Rosalvo (PP) intensificou a atuação do mandato em função do aumento no número de animais abandonados no município. Acredita-se que o COVID-19 tenha sido um dos fatores que motivou o crescente pedido de ajuda dos protetores que também tiveram seus recursos comprometidos em função da pandemia.

_“Temos atuado na área já há alguns anos. Entendemos que a situação exige um trabalho sério e desempenhado por equipe capacitada. Elaboramos conjuntamente com especialistas um projeto que resultou na Lei 1.618/2016, uma das mais importantes Leis, proibindo os maus tratos contra os animais, estabelecendo sanções e penalidades para os que praticarem tais atos, além de definir políticas de proteção e cuidados, entre outros avanços relacionadas ao tema. Em vigência desde 2016, o dispositivo legal de nossa autoria tem sido referência no Nordeste e utilizado como modelo em diversos municípios do país.”_, lembra o vereador Rosalvo.

“GT Animal” durante aplicação de questionário nas comunidades.

Em 2020, mais dois projetos de autoria de Rosalvo, relacionados a defesa dos animais, foram aprovados. O Dia Municipal do Direito Animal (Lei 1.875/2020) e o reconhecimento de utilidade pública para a REMCA – Rede de Mobilização pela Causa Animal (Lei 1.862/2020). Com 7 anos de atuação, a REMCA vem promovendo, em conjunto com clínicas veterinárias e demais parceiros, cirurgias de castração e campanhas de adoção além de realizar um mapeamento que permite o acompanhamento das demais necessidades dos animais, a exemplo de vacinas e alimentos.

As parcerias com clínicas e profissionais de Medicina Veterinária também vem dando um alívio para os animais, sejam eles silvestres, exóticos, domésticos ou domesticados. É o caso da Dr. Zoo, uma das poucas clínicas veterinárias da região com especialidade em animais silvestres e exóticos, um diferencial que tem ampliado a procura pela clínica quanto ao atendimento de animais não domesticados, a exemplo de iguanas, sariguês, cobras e corujas, entre muitos outros.

Após serem avaliados, alimentados e, quando necessário, medicados, os animais acolhidos na Dr. Zoo ficam em observação e, só após os profissionais de saúde terem certeza de que estão em boas condições, são devolvidos à natureza.

_“Em alguns casos os animais precisam ser submetidos a pequenas cirurgias.”, esclarece Renata Del Bianco, Médica Veterinária responsável pela clínica. “Todo o tratamento é custeado por nós pois estes animais não possuem tutores e, geralmente, são vítimas de acidentes como atropelamentos ou até maus tratos.”_, destaca Del Bianco.

O bom relacionamento do mandato do vereador Rosalvo com os diversos parceiros resultou em uma rede, agregando representantes da sociedade civil, poder público e empresariado. _“Criamos um Grupo de Trabalho (GT) específico para a causa animal.”_, conta Rosalvo. Apelidado de “GT Animal”, como já vem sendo chamado, a equipe é coordenada por Amanda Alcântara, ativista com experiência na causa.

_“Estamos avançando. Temos aplicado questionários nas comunidades atualizando o nosso banco de dados e conhecendo ainda mais as necessidades. As parcerias com entidades sérias têm sido de fundamental importância para mudarmos a atual realidade. Defendemos políticas públicas e, para isto, o trabalho técnico e bem fundamentado é essencial.”_, ressalta Amanda, Coordenadora do GT Animal.

*Acompanhe o mandato do vereador Rosalvo nas redes sociais e entre em contato.*
Instagram: @rosalvovereador_oficial
Site: www.antoniorosalvo.com.br
—————————————————————————————-

Assessoria de Comunicação
Hendrik Aquino
Jornalista DRT 04019/BA
Vivo e whatsapp: 71 99985-2499
E-mail: [email protected]

 

Créditos fotográficos:
Carina Silva.
Hendrik Aquino.

Compartilhe
abaixo de Saúde

Sobre o autor

posts relacionados

deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

abaixo de Saúde