Em 24 horas, Prefeitura assina 2ª ordem de serviço para ampliar rede de saúde na região do Jambeiro

 Em 24 horas, Prefeitura assina 2ª ordem de serviço para ampliar rede de saúde na região do Jambeiro

A Prefeitura de Lauro de Freitas deu mais um passo concreto na expansão da rede de saúde do município. A segunda ordem de serviço da semana, assinada nesta terça-feira (14/10), marca o pontapé das obras da nova Unidade de Saúde da Família (USF) do Jambeiro, através da Secretaria Municipal de Saúde (SESA). A ação dá continuidade ao avanço das políticas de saúde pública na cidade e ocorre 24 horas após o anúncio da USF do Capiarara, feito na segunda-feira (13/10). Ambas as iniciativas têm como objetivo levar atendimento acessível, qualificado e humanizado a regiões que ainda enfrentam carência de serviços públicos essenciais.

O aumento populacional em bairros como Jambeiro, Areia Branca, Capelão e Capiarara resultou em maior demanda por atendimentos de saúde. As novas unidades estão sendo construídas para adequar a oferta de serviços a essa demanda. No evento, a prefeita Débora Regis fez um balanço da gestão. “Encontramos uma pasta sem remédios, com equipamentos e prédios sucateados. Já avançamos muito. A saúde é e continuará sendo prioridade nesta gestão”, afirmou a prefeita Débora Regis, destacando a situação herdada.

Com um discurso direcionado à comunidade, Débora prometeu reescrever a história destes bairros. “Estamos aqui para zelar por cada canto desta cidade, pois a nossa missão é cuidar de vidas”, declarou. Aproveitando o cenário, ela apontou para uma unidade de Pronto Atendimento (PA) abandonada ao lado do terreno da futura USF e fez um anúncio: “Ainda este ano, vamos dar a ordem de serviço para recuperar este PA. A comunidade terá um atendimento de urgência e emergência de qualidade e uma atenção primária efetiva e preventiva”.

Para a comunidade do bairro, o sentimento é de esperança renovada. Edmilson Guimarães, de 53 anos, nascido e criado no Jambeiro, viu a assinatura como uma renovação de esperanças. “Desta vez, o Jambeiro vai ser contemplado! Essa unidade novinha vai trazer mais saúde para nós”, comemorou. A mesma opinião é compartilhada por Moisás César de Souza, de 75 anos, para quem a nova USF significa o fim de longos deslocamentos. “Muita gente precisa de médico e remédio. Daqui, é preciso pegar transporte. Ter a saúde perto vai facilitar a vida de todo mundo”, projetou.

A secretária interina de Saúde, Elba Brito, corroborou a fala da comunidade. “Temos regiões descobertas, mesmo com três unidades atuantes na região. O crescimento populacional aqui foi grande”, explicou. Ela detalhou que a USF do Capiarara atenderá mais de sete mil famílias, enquanto a do Jambeiro beneficiará outras quatro mil, ampliando a prevenção, através de consultas, exames e imunizações.

A construção da USF do Jambeiro – Tipo 1, é financiada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), num investimento de R$ 1.856.400,00. A prefeita Débora Regis enfatizou a batalha da gestão para garantir que o recurso não fosse perdido. “Lutamos desde o começo do mandato. Muitos prazos estavam perto de vencer, o que impedia o recebimento da verba. Graças a um empenho coletivo, conseguimos reverter o quadro. Hoje damos mais um passo fundamental para tirar este sonho da comunidade do papel”, finalizou, celebrando a conquista como um marco para o desenvolvimento do município.

O evento contou com a presença do vice-prefeito Mateus Reis, secretários municipais, servidores, representantes da imprensa local e membros da comunidade.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.