janeiro 17, 2022

970×90

Em audiência pública, Moema destaca ações de enfrentamento a violência doméstica implantadas em Lauro de Freitas

Em audiência pública, Moema destaca ações de enfrentamento a violência doméstica implantadas em Lauro de Freitas

A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, foi uma das convidadas nesta segunda-feira (13), da audiência pública presidida pela deputada estadual Olívia Santana sobre os 21 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. Transmitido pelo canal da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) no Youtube,  contou com a presença de gestores de outros estados e municípios do país, para trocar de experiências e ampliar a rede de apoio e proteção à mulher.

Moema pontuou avanços do município na luta contra o feminicídio e acolhimento à mulher vítima de violência doméstica. A prefeita lembrou que em 2005, Lauro de Freitas foi a primeira cidade do país a implantar uma Secretaria de Política para Mulheres (SPM) e no ano seguinte o Centro de Referência Lélia Gonzalez (CRLG).

“Atualmente o Lélia desenvolve vários projetos voltados para promoção e defesa do direito das mulheres, acolhimento, apoio ao empreendedorismo feminino e autonomia econômica”, citou.

A rede de apoio ampliada acolhe atualmente 176 mulheres que foram retiradas do convívio com o agressor e são beneficiárias do Bolsa Aluguel da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (Semdesc). Além disso, a Ronda Maria da Penha atua no cumprimento de ordens judiciais, acompanhamento a outros órgãos e prisões, por exemplo.

A prefeita frisou o considerável aumento de casos de violência doméstica durante a pandemia. “As mulheres e principalmente mulheres negras precisam se sentir acolhidas para sairmos desse período difícil ainda mais fortalecidas e empoderadas, prontas para trilhar novos caminhos”, disse.

 

Compartilhe
abaixo de Saúde

Sobre o autor

posts relacionados

abaixo de Saúde