Em cerimônia concorrida, Vânia Galvão assume pasta da Educação de Lauro de Freitas

 Em cerimônia concorrida, Vânia Galvão assume pasta da Educação de Lauro de Freitas

Lauro de Freitas foi escolhido pelo Governo do Estado para ser polo inovador da educação. O anúncio foi uma das boas notícias que pontuaram a transferência de cargo e posse da nova secretária de Educação do município, Vânia Galvão, neste sábado (30), no Colégio Dois de Julho, na Itinga. A nova gestora substitui o educador Paulo Gabriel Nacif, ex-reitor e professor titular da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB)

A cerimônia de posse, abrilhantada pela Filarmônica Unissons, foi presidida pela prefeita Moema Gramacho, com participação de autoridades estaduais e municipais, parlamentares e todo o seu secretariado. Para um auditório lotado de profissionais da educação e lideranças, a prefeita destacou a atuação do professor Paulo Gabriel. “Mesmo diante das dificuldades da política educacional no Brasil, Paulo Gabriel conseguiu implementar ações inovadoras no município, deixando um caminho pavimentado”, enfatizou.

Em seguida, apresentou a nova secretária. “Compondo agora o nosso quadro de mulheres, Vânia assume o legado com competência afirmada na sua trajetória profissional e política” enfatizou sob aplausos. Moema destacou ainda os compromissos que serão assumidos pela secretária: ampliar a educação de tempo integral, fortalecer as ações do Cidade Educadora e valorizar o corpo docente da rede municipal de ensino.

Ativista dos movimentos em defesa de uma educação pública de qualidade, Vânia Galvão assume cercada de expectativas e grandes desafios. “Estamos diante de um governo que quer extinguir o Fundeb, um fundo de manutenção criado pelo governo Lula que assegurou o desenvolvimento da educação básica e da valorização dos docentes. Acredito que a revolução da educação começa quando damos valor ao trabalho dos professores e pensamos o ensino a partir de projetos pedagógicos consistentes” considerou.

Paulo Gabriel volta ao corpo docente da URFB e assume comando de programas no Governo do Estado. O professor descreveu a honra de ser substituído por Vânia Galvão, a quem atribui contribuição de saberes a sua trajetória. “A educação de Lauro de Freitas está em boas mãos. Isso porque o município tem uma gestora que pensa de forma estratégica em prol da construção social democrática. A partir de Lauro de Freitas, que pensa a educação respeitando suas identidades territoriais, o Brasil pode recuperar sua força” citou Paulo sobre o município como exemplo de gestão.

Inovação

O deputado federal Nelson Pelegrino reforçou a informação de que o governador Rui Costa elegeu Lauro de Freitas para sediar um projeto piloto de inovação que irá transformar a qualidade da educação. A implantação de um planetário no município em parceria com a UFBA foi outra boa notícia anunciada pela nova gestora da Semed.

Confiante de que a secretária Vânia Galvão traz grande contribuição para a educação do município, Valdir Silva, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Lauro de Freitas (Asprolf), reafirmou o diálogo constante com a Semed, destacando o foco na qualidade de ensino.

A cerimônia contou ainda com a presença das deputadas Maria Del Carmen, Olívia Santana, do secretário estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Cesar Lisboa e do reitor da Universidade Federal da Bahia João Carlos Salles.

Defensora dos direitos humanos e da educação, Vânia atuou na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e teve participação ativa na reforma universitária. Foi vereadora por três mandatos em Salvador, além de ter sido dirigente sindical em emtidades de trabalhadores das universidades federais brasileiras. Estas atuações a colocaram no circuito de proximidade do desenvolvimento educacional de Lauro de Freitas.

Jornalista Laerte Santana

Foto Edgard Copque

ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas

30/03/2019

71 3288 8371

https://www.laurodefreitas.ba.gov.br/site

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading