Em entrevista à imprensa das regiões de Feira de Santana, Itabuna e Jequié, Rui detalha ações do governo para enfrentamento ao novo coronavírus na Bahia

 Em entrevista à imprensa das regiões de Feira de Santana, Itabuna e Jequié, Rui detalha ações do governo para enfrentamento ao novo coronavírus na Bahia

Na manhã dessa segunda-feira (11), o governador Rui Costa fez uma transmissão ao vivo para rádios das regiões de Feira de Santa, Itabuna e Jequié, e falou sobre como o Governo do Estado tem enfrentado a pandemia de covid-19 através de medidas de restrição como a suspensão das aulas da rede estadual de ensino e do transporte intermunicipal nas cidades com casos confirmados da doença.

“Através de medidas de restrição regionais e municipais, de uma forma geral, a Bahia tem conseguido manter a taxa de contaminação entre 6% e 7%, evitar uma explosão no número de casos e impedir o colapso do sistema de saúde. Nosso objetivo é reduzir esse número ainda mais para atravessar o pior momento da doença no Brasil sem faltar atendimento para as pessoas. Hoje a Bahia registra 115 municípios com casos confirmados, cerca de 25% do total”, afirma.

O governador falou que o Estado tem implantado novos leitos em toda a Bahia para fortalecer o combate ao novo coronavírus. “Criamos mais de 1300 leitos desde o início da pandemia em unidades de média e alta complexidade em todas as regiões. Mas apenas isso não vai ser suficiente, é necessário que a população entenda que o distanciamento social é a única maneira de impedir o contágio entre as pessoas. Fiquem em casa, se precisarem sair, usem máscaras”.

Leitos

Rui comentou que o crescimento no número de infectados na região de Itabuna é preocupante. “Estamos aumentando bastante o número de leitos em toda a região sul, mas o crescimento no número de casos tem nos preocupado bastante. É uma taxa muito alta. Vou falar com o prefeito e propor o fechamento e bloqueio de vias e um fechamento ainda maior das atividades econômicas parar derrubar esse avanço e impedir que as pessoas fiquem sem atendimento na região”.

Para lutar contra o avanço do vírus na região, o Governo do Estado inaugurou uma unidade de Atendimento Covid-19 no Centro de Convenções de Ilhéus se somando aos Hospitais da Costa do Cacau e ao Hospital de Ilhéus, totalizando em 150 leitos de UTI. Além disso, a cidade aguarda o credenciamento de mais 13 leitos no Hospital São José e outros 30 na montagem de um hospital de campanha. Em Itabuna, estão sendo oferecidos 40 leitos no Hospital Calixto Midlej, 13 leitos infantis no Hospital Manuel Novaes. Mais 48 leitos estão sendo implantados no Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães.

O município de Feira de Santana totaliza 160 vagas, que estarão distribuídas entre o Hospital da Criança, o Hospital Geral Clériston Andrade e o Hospital Mater Dei. Na a região de Jequié, destaque para as UPAs em Ipiaú e de Gandu, ambas com respiradores e capacidade de receber e dar assistência aos pacientes. Em Jequié, houve ampliação da oferta de leitos no Hospital Prado Valadares e contratação de leitos no Hospital São Vicente, enfatiza o governador.

Tecnologia

Durante a entrevista, Rui salientou que a tecnologia também é outro importante aliado dos governos no combate ao novo coronavírus. O governador sugeriu que as pessoas busquem orientações e informações nas plataformas do Tele Coronavírus pelo telefone 155 e Monitora Covid na loja de aplicativos da Google Play Store. Com isso, o Estado tem mais ferramentas de gestão, monitoramento e maior velocidade e precisão no atendimentos dos casos da doença. “São ferramentas importantes para que possamos desenvolver nosso banco de dados e entender melhor o vírus e como melhorar nossas estratégias de combate”.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading