Em Lauro de Freitas, atendimento odontológico leva mais qualidade de vida a pacientes acamados e idosos em abrigos

 Em Lauro de Freitas, atendimento odontológico leva mais qualidade de vida a pacientes acamados e idosos em abrigos

As portas da casa de Tailese Santos já estavam abertas para receber na tarde desta quarta-feira (16) a visita da dentista Milena Reis. A jovem paciente de 22 anos tem paralisia cerebral e uma vez a cada três meses é atendida pelo serviço de acompanhamento odontológico domiciliar disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Lauro de Freitas (SESA) através do Sistema Único de Saúde (SUS) para pessoas acamadas.

Acompanhada de sua assistente, Jeane dos Santos, a dentista Milena leva até o paciente tudo que é necessário para a consulta e a realização de procedimentos. Ela sobe os vãos da escada que dão acesso a residência, com o aparelho chamado Consultório Odontológico Portátil e com ele a dentista pode realizar profilaxia – limpeza dentária – extração de dentes, remoção de cárie com tratamento restaurador em resina, tratamento periodontal e acesso a polpa dentária para remoção da dor, por exemplo.

“Esse é um serviço especializado e ofertado em poucos municípios da Bahia. Com o atendimento domiciliar nós contribuímos para a qualidade de vida desses pacientes que não podem ir até uma Unidade de Saúde para fazer os tratamentos”, falou a dentista.

A mãe da paciente, Ana Maria Santos, elogiou a iniciativa. “Minha filha já recebe esse atendimento há dois anos e eu agradeço muito por esse serviço existir porque é muito difícil para mim sair com ela de casa. Se fosse para ir a um consultório eu iria precisar de uma logística complexa e a equipe vir até minha casa é maravilhoso”, disse ela emocionada.

A coordenadora da Atenção à Saúde Bucal da SESA, Gabriela Borges, explica que os pacientes deste serviço são rastreados através dos Agentes Comunitários de Saúde no dia-a-dia durante as visitas domiciliares de rotina. ”Quando o Agente sinaliza a pessoa dentro do perfil do atendimento, um dentista é enviado a residência para realizar a primeira avaliação. Caso haja algum procedimento que esse primeiro profissional não consiga resolver, nós enviamos então a equipe com os equipamentos portáteis”

Outro serviço que compõe a rede de assistência à Saúde Bucal no município são os Consultórios Odontológicos Isolados que prestam atendimento na Associação Rotary Clube, na Escola Rotary e a pacientes idosos moradores de abrigos como a Casa de Caridade Adolpho Bezerra de Menezes (ACCABEM). No local, os idosos recebem tratamentos restauradores, pequenas cirurgias, urgências odontológicas, tratamento periodontal e também prótese dentária. “Eu não tenho medo da cadeira do dentista, pelo contrário me sinto bem com esse atendimento de primeira”, elogiou sorrindo o idoso, morador da ACCABEM, Francisco Pereira, de 64 anos.

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading