Em Lauro de Freitas, mais de 30 pacientes assistidos pelo CER recebem aparelhos auditivos

 Em Lauro de Freitas, mais de 30 pacientes assistidos pelo CER recebem aparelhos auditivos

Na manhã desta sexta-feira (23), a Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESA), realizou a entrega de aparelhos auditivos a pacientes acompanhados pelo Centro Especializado em Reabilitação (CER). Os aparelhos de amplificação sonora individual (AASI) foram disponibilizados para 32 pacientes que apresentam deficiência auditiva unilateral ou bilateral, residentes no município. A entrega foi feita na sede do CER, localizada na faculdade UNIME, juntamente com as cartelas de baterias, termo de garantia e manual de instrução.

Os pacientes também passaram por um momento de orientação com a fonoaudióloga e coordenadora do serviço, Léa Mara Melo. Ela esclareceu todas as dúvidas e explicou cada detalhe sobre o manuseio do equipamento. “O aparelho é escolhido de acordo com as necessidades de cada paciente. Então esse momento de orientação é fundamental para que possamos passar as informações úteis de uso e conservação. Procuro alertar que o aparelho auditivo é um dispositivo eletrônico, então ele precisa de manutenção e de muitos cuidados”, disse.

O aposentado João Lázaro Souza, 67 anos, morador do bairro de Portão, foi um dos pacientes contemplados. Ele tem uma deficiência auditiva bilateral e essa é a primeira vez que irá usar aparelhos auditivos. Acompanhado da sua filha Viviane do Nascimento, foi um dos primeiros a chegar na unidade. “Eu estava muito ansioso por esse dia. Há algum tempo, percebia que tinha uma certa dificuldade para ouvir, mas não tinha condições de cuidar e nem de comprar os aparelhos. Hoje é um dia de muita felicidade”, disse.

A entrega dos aparelhos é uma das etapas do serviço ofertado pelo CER, que também oferece acompanhamento terapêutico, de fonoaudiólogo, psicólogo e assistente social, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), para adultos e crianças. Cada aparelho auditivo, caso fosse adquirido de forma particular, custa uma média de 6 mil reais. 

O Secretário de Saúde, Augusto César Pereira, destaca que essa atividade é mais uma demonstração de que a Prefeitura sempre prioriza a saúde dos munícipes. “Ficamos felizes em sempre avançar. Estamos entregando aparelhos para quem realmente precisa. Cuidar bem dos munícipes é a nossa missão”, disse.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.