Em meio à crise, Biden diz que ‘americanos devem sair agora’ da Ucrânia
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que os cidadãos norte-americanos que estão na Ucrânia devem sair do país. Durante entrevista à emissora NBC nesta quinta-feira (10), ele disse que “as coisas podem enlouquecer rapidamente” e que “os cidadãos americanos devem sair agora”.
O Departamento de Estado dos EUA também emitiu um comunicado, alertando seus cidadãos que estejam na Ucrânia de que deveriam deixar o país urgentemente. Segundo o comunicado, as autoridades “não poderão evacuar cidadãos americanos em caso de ação militar russa em qualquer lugar da Ucrânia” e o serviço consular regular – incluindo a ajuda aos cidadãos que tentam deixar o país – seria “severamente impactado”.
Ainda segundo presidente, “não é como se estivéssemos lidando com uma organização terrorista. Estamos lidando com um dos maiores exércitos do mundo. É uma situação muito diferente e as coisas podem enlouquecer rapidamente”.
Crise
A tensão entre a Rússia e a Ucrânia vem aumentando há várias semanas. A principal exigência do governo russo é que o Ocidente garanta que a Ucrânia não vai aderir à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), uma aliança defensiva de 30 países liderada pelos Estados Unidos.