Em um ano, mais de 364 mil doses da vacina contra Covid aplicadas em Lauro de Freitas

 Em um ano, mais de 364 mil doses da vacina contra Covid aplicadas em Lauro de Freitas

Em Lauro de Freitas, mais de 364 mil doses da vacina contra a Covid-19 foram aplicadas desde o dia 19 de janeiro de 2021. A estratégia para imunização nesse primeiro ano mobilizou equipes compostas por enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes de saúde, guarda municipal e técnicos para dar sequência e celeridade à aplicação das doses.

A 1ª dose atingiu mais pessoas que o público-alvo acima de 18 anos, porque imunizou pessoas de outras cidades. Mais de 174 mil pessoas foram vacinadas, o que corresponde a 115% do público previsto. Dos que tomaram a 1ª dose, 81% já receberam a 2ª dose e 27% a dose de reforço. Já a vacinação infantil, de 5 a 11 anos, que foi iniciada no último domingo (16), imunizou quase 600 crianças em uma semana.

De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Augusto César Pereira, o foco da gestão é sempre trabalhar com estratégias para alcançar as metas. “Nessa trajetória, de um ano de vacinação contra a Covid-19, nós conseguimos alcançar o público-alvo com a 1ª dose. A Secretaria de Saúde tem se empenhado sempre, chamando a população constantemente para completar o ciclo com as três doses e contando sempre com o apoio dos nossos enfermeiros, técnicos, agentes de saúde, endemias e médicos”, afirmou.

Quatro drives foram implantados em locais de grande fluxo e trânsito fácil para não afetar a rotina urbana das localidades e ao mesmo tempo atingir o objetivo de vacinar o máximo de pessoas diariamente. Com a ampliação dos públicos, sob a orientação do Ministério da Saúde e da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), Lauro de Freitas também incluiu na imunização mais oito Unidades de Saúde da Família para atender os bairros mais afastados do Centro da cidade e continuar avançando na imunização.

1ª enfermeira vacinada

Há um ano, a técnica de enfermagem Eliene da Cruz entrou para a história em Lauro de Freitas como a primeira pessoa a receber a vacina que protege contra a Covid-19. Nesse período ela continuou atuando no enfrentamento a pandemia do coronavírus, integrando a equipe de vacinadores, aplicando a imunização em idosos, adultos e crianças com a mesma dedicação do primeiro dia.

Nascida e criada no bairro de Portão, Eliene descreve sua atuação profissional como uma bênção em sua vida. “Eu me sinto agraciada em poder contribuir com a vida de milhares de pessoas e ajudar a reduzir os números de mortes e casos graves desta doença”, descreve ela que desde muito cedo já sabia que seria pelos caminhos da saúde que trilharia sua caminhada. “Sempre amei cuidar das pessoas e tenho o privilégio de fazer isso por mais de trinta anos”, contou.

Medo da vacina? Liu, como é carinhosamente conhecida na Unidade de Saúde Irmã Dulce em Portão, onde atua, conta que nunca teve. “Eu fui uma das primeiras pessoas a serem vacinadas no Brasil e desde o primeiro momento confiei na ciência e na eficácia das vacinas. E hoje os números revelam que estávamos certos, milhares de pessoas foram salvas por conta da imunização”, disse ela que está atualmente vacinada com as três doses e por conta dos seus cuidados nunca contraiu a Covid-19.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.