setembro 26, 2021

970×90

Embasa apresenta projeto da obra de esgotamento sanitário para moradores de Vilas do Atlântico

Embasa apresenta projeto da obra de esgotamento sanitário para moradores de Vilas do Atlântico

Mais uma reunião pública para tratar sobre a obra de complementação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Lauro de Freitas foi realizada, nesta quinta-feira (26), pela Embasa, com a participação de representantes da Prefeitura Municipal. Desta vez, o projeto da obra foi apresentado para moradores de Vilas do Atlântico, no Vilas Tênis Clube.

As intervenções da Embasa no município consistem na instalação de redes coletoras e elevatórias, além da implantação da linha de recalque que transportará o esgoto municipal até o emissário submarino em Salvador. A obra, que está dividida por três bacias (Baixo Ipitanga, Flamengo e Picuaia), é realizada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC.

Segundo Gustavo Maior, responsável pela engenharia e gerente de execução, o município já possui 47km de redes coletoras que foram assentadas entres os anos de 2011 e 2012. “Essa etapa agora visa complementar as redes, onde iremos assentar mais 38km para dar funcionalidade ao sistema de transporte”. Como reforçou Gustavo, o projeto da obra é calculado para todo o município e beneficiará os mais de 200 mil habitantes.  

Durante a apresentação do projeto, a dúvida mais pontuada pelos moradores foi a construção de duas elevatórias na localidade. Para Márcio Costa, presidente da SALVA, a reunião foi satisfatória. “Nós estávamos preocupados com as elevatórias que vão existir em Vilas. A população não conhecia bem como seria, mas a Embasa mostrou que não é um bicho de sete cabeças, e a localização onde serão instaladas não afeta diretamente nenhuma residência”, disse.   

Denalise Costa, integrante do GT da Região Marítima, reforçou a luta pela realização da obra. “A questão do esgotamento sanitário vem desde 2006. Tivemos várias promessas e o que queremos agora é que as coisas se efetivem de fato. O projeto é bem-vindo se for executado como está sendo apresentado”. Denalise ainda chamou atenção para a preservação ambiental e espera que até a conclusão da obra, em 2024, outras ações sejam executadas em defesa dos rios municipais.  

Reuniões

A próxima reunião pública da Embasa será realizada no dia 01/09, em Vila Praiana, na Escola Municipal Gregório Pinto de Almeida, às 18h30. Munícipes podem tirar dúvidas sobre a obra do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) através dos telefones: 3512-5972 ou 99157-3873. 

Compartilhe
abaixo de Saúde

Sobre o autor

posts relacionados

abaixo de Saúde