A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) investiu em 2024 um montante de R$ 643,4 milhões na implantação, ampliação e melhorias nos sistemas de abastecimento de água e R$ 472,5 milhões em esgotamento sanitário na Bahia. A alocação destes recursos permitiu beneficiar cerca de 4,33 milhões de imóveis com o serviço de tratamento e distribuição de água tratada e 1,68 milhão com a coleta e tratamento dos esgotos domésticos. Os resultados referentes ao exercício 2024 da companhia foram divulgados nesta segunda-feira (31) no Relatório da Administração e Demonstrações Financeiras.
Para o presidente da Embasa, Gildeone Almeida, estes investimentos representam os esforços dos seus trabalhadores em garantir novas obras de implantação e expansão dos sistemas e melhorias operacionais daqueles que já estão em funcionamento nos 368 municípios da sua área de atuação. “Estas ações que se constroem diariamente se revertem em mais qualidade de vida para mais de 4,33 milhões de lares baianos, gerando benefícios sociais e ambientais significativos. Com água tratada e coleta de esgoto, promovemos saúde e qualidade de vida para os baianos”, reforça.
Os resultados financeiros, ainda segundo o presidente da Embasa, são decorrentes dos esforços de Governança, dos seus colaboradores e demais partes interessadas, e tem refletido a robustez econômica e operacional da companhia. A Embasa foi considerada a líder no segmento de “água, saneamento e serviços ambientais” nas regiões Norte e Nordeste, segundo o Prêmio Valor 1000, do Jornal Valor Econômico”.
Premiações – Em 2024, a empresa alcançou importantes conquistas, como resultados financeiros recordes e prêmios que destacam a liderança da Embasa em áreas como relacionamento com o cliente, comunicação e inovação. “Fomos reconhecidos no Prêmio ClienteSA, realizado em São Paulo; no GRI Infra Awards Brazil 2024, que destacou nossos projetos sustentáveis; no Prêmio Nacional Universalizar, promovido pela AESBE (Associação Brasileira de Empresas Estaduais de Saneamento); e no Prêmio Liferay Customer, na categoria Projeto Inovador do Ano”.