Emendas Pix: MPF mira repasses de R$ 450 milhões
O Ministério Público Federal (MPF) intensificou a fiscalização sobre o pagamento de R$ 450 milhões em emendas pix destinadas a municípios brasileiros por deputados e senadores. Nos últimos meses, foram abertos 229 procedimentos administrativos para monitorar os repasses a 224 cidades de oito estados, envolvendo ao menos 114 parlamentares.
Diante do risco de corrupção e da falta de transparência nos critérios de distribuição desses recursos, uma força-tarefa foi montada para que prefeitos prestem contas sobre a utilização dos valores recebidos. A Procuradoria-Geral da República (PGR) chegou a solicitar ao Supremo Tribunal Federal (STF) a suspensão desse tipo de transferência, alegando inconstitucionalidade.
Conforme a CNN Brasil, A modalidade foi inicialmente suspensa por não atender a critérios de rastreabilidade e transparência, mas depois foi autorizada com exigências, como apresentação de um plano de trabalho e depósito dos valores em contas específicas. O MPF segue monitorando as transações para evitar irregularidades no uso do dinheiro público.