Empresas estatais irão recuperar os rios Joanes e Jacuípe em Lauro de Freitas
Um acordo, assinado na última quarta-feira (22), no valor de R$ 3,2 milhões, tem como objetivo a realização de ações de recuperação das áreas de preservação permanente e das nascentes em áreas de assentamentos e de pequenos agricultores, inseridos nas bacias hidrográficas dos rios.
Este termo de cooperação financeira assinado entre a Embasa e Caixa Econômica Federal, com intermediação da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs), prevê a reabilitação florestal de áreas de preservação permanente (APPs) e nascentes dos rios Joanes e Jacuípe em Lauro de Freitas e região metropolitana.
De acordo com o secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto, será recuperada a vegetação nativa no entorno de 100 nascentes e de 100 hectares de áreas marginais dos rios Jacuípe e Joanes – que são contribuintes diretos dos reservatórios responsáveis pelo abastecimento de água da Região Metropolitana de Salvador – com o propósito de ampliar a oferta de água para essa região.
As ações serão desenvolvidas nas bacias hidrográficas dos rios Joanes e Jacuípe, especificamente nos municípios de São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Dias D’Ávila, Candeias, Camaçari, Simões Filho, Amélia Rodrigues, Terra Nova, Mata de São João e Conceição do Jacuípe.
Para isso, uma Unidade Gestora do Projeto (UGP) deve ser criada com participação das entidades e organizações com atuação nessas bacias, bem como com representantes dos produtores rurais dos dez municípios onde vão receber as ações. Com informações CEF.