Encena Lauro: Arte ao vivo celebra diversidade e cultura em sua primeira edição

 Encena Lauro: Arte ao vivo celebra diversidade e cultura em sua primeira edição

O Encena Lauro Mostra Nacional, que começou no dia 27/03, Dia do Teatro do Circo, está encantando o público na sua primeira edição, que se estende até este domingo, 31/03. O evento, que reúne espetáculos diversos e oficinas, tem sido um verdadeiro festival de cultura e arte, com a participação de artistas locais e nacionais na sua primeira edição. 

Em conversa com o LF News, Tobé Veloso, diretor teatral envolvido na organização do evento, a programação começou com o espetáculo “Saudade de João”, que atraiu uma plateia completamente lotada. Na sexta-feira, o dia foi repleto de apresentações: “De manhã, o surpreendente Jujuba, Para os Dias de Chuva, sem emitir uma só palavra, encantou a plateia com a sala Tomada de crianças”, destacou Tobé. À tarde, o público também se impressionou com “Um Conto de Amor Nordestino”, que enfatizou a rica cultura popular. A noite trouxe a estreia dos espetáculos adultos com “A Dama da Noite”, uma obra LGBT que promoveu importantes debates sobre diversidade e inclusão.

O sábado foi marcado por oficinas voltadas para crianças e jovens. Tobé comentou: “Tivemos oficinas de manhã com as crianças, com o grupo Pirilampo; à tarde, as turmas juvenis de teatro trabalharam com o grupo Sonhe Que Dá”. A noite foi encerrada com “Severinos”, um espetáculo aplaudido de pé pela plateia laurofreitense.

Hoje, domingo, a programação segue intensa com o infantil “O Livro da Alegria”, vindo diretamente de Vitória de Santo Antão, Pernambuco. Às 16 horas, será realizada a finalização da Mostra Competitiva com “E, Antes de Tudo Seria o Fim”, uma história dramática sobre uma família lidando com suas questões internas. O evento culminará às 18 horas com “A Menina que Roubava Lixo”, dando espaço à premiação dos 35 prêmios em destaque.

Tobé Veloso também fez uma homenagem ao legado deixado por Duzinho Nery, que realizava o Festival Ipitanga de Teatro: “Essa primeira edição do Encena Lauro é um tributo à sua memória e à continuidade da cultura em nossa cidade”. Com o tema “arte ao vivo”, o festival reafirma a importância da presença física na experiência cultural.

Ainda de acordo com Tobé, homenageados que fazem arte ao vivo na cidade, estão sendo contemplados com a certificação e condecoração do troféu arte ao vivo, para atualizar os seus portfólios e também num confrontamento com os produtores fakes que falsificam e emprenham portfólios, tirando assim o som e a premiação daqueles que são realmente arte ao vivo segmentado.

Assim se encerra a primeira edição do Encena Lauro de Freitas, celebrando a arte em todas as suas formas e mantendo viva a chama da cultura na região.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.