Encontro capacita vigilâncias sanitárias municipais da região de Irecê

Técnicos e coordenadores das vigilâncias sanitárias dos municípios atendidos pelo Sistema Adutor do São Francisco participaram, na última sexta-feira (18), de um encontro na unidade regional da Embasa em Irecê. O evento teve como objetivo aprofundar o conhecimento dos profissionais sobre os rigorosos processos que asseguram a qualidade da água que chega às torneiras da população, atendendo aos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde.
O encontro foi conduzido por Antônio Coelho, supervisor de tratamento da Embasa, que detalhou o complexo caminho da água, desde sua captação no manancial, passando pelas diversas etapas de tratamento na estação, até sua distribuição final.
Coelho explicou que a água passa por uma série de processos físico-químicos como coagulação, floculação, decantação e filtração. O tratamento é finalizado com a adição de cloro e flúor, para garantir que a água seja distribuída dentro dos parâmetros de potabilidade. Além disso, os índices de cor, turbidez, pH e aspectos bacteriológicos, também são analisados para estarem em conformidade com a legislação vigente.
A iniciativa ressalta a importância do controle de qualidade, que inclui análises laboratoriais realizadas a cada duas horas na estação de tratamento, além de coletas adicionais na rede distribuidora. “Este momento é fundamental para demonstrar todo o processo de controle de qualidade”, afirmou Antônio Coelho.
Para o coordenador da vigilância sanitária em João Dourado, João Alberto Cardoso, o encontro foi um momento importante. “Pudemos conhecer um pouco mais sobre as etapas do tratamento da água, bem como tirar dúvidas quanto ao processo de qualidade da água distribuída para a população”, disse.