Encontro de Formação reúne mais de 700 educadores para fortalecer a educação integral na rede estadual

Mais de 700 professores, coordenadores pedagógicos e diretores escolares da rede estadual de ensino participam, a partir desta terça-feira (15), do Encontro de Formação Tempo de Transformar: A Política de Educação Integral na Bahia, em Salvador. A iniciativa, lançada pelo governador Jerônimo Rodrigues, tem como objetivo qualificar a gestão escolar, a organização pedagógica e o acompanhamento das aprendizagens nas escolas de tempo integral da rede pública estadual.
Durante a conferência de abertura do evento, o governador destacou a importância da formação como parte de um esforço coletivo para transformar a educação na Bahia. “A escola em tempo integral não é só mais tempo de aula, é mais tempo de cuidado, de vínculos e de oportunidades. É um projeto que valoriza os profissionais da educação e oferece um novo horizonte para nossos estudantes, especialmente os que mais precisam”, afirmou Jerônimo.
Para o professor Plinio Junior, que atua como diretor da Escola de Tempo Integral em Condeúba, a realização do encontro representa reconhecimento e incentivo. “É muito importante ver o governo criando espaços como este, onde nos escutam e nos preparam para os desafios da sala de aula. A educação integral exige mais planejamento e articulação, mas também permite acompanhar de perto o crescimento dos alunos, não só no aprendizado, mas como seres humanos”, avaliou.
Promovido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), em parceria com o Instituto Anísio Teixeira (IAT), o Instituto Natura e o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), o encontro segue até quinta-feira (17), no Fiesta Bahia Hotel. A programação inclui oficinas, rodas de conversa, painéis temáticos e a exibição de um curta-metragem sobre a Escola Parque, referência histórica na educação integral na Bahia. A formação vai beneficiar 374 municípios e 652 unidades escolares da rede estadual, sendo 645 sedes e 7 anexos, que ofertam a modalidade de educação em tempo integral, alcançando 128.041 estudantes em 2025.
Segundo dados da SEC, a rede estadual conta atualmente com mais de 135 mil estudantes matriculados no ensino em tempo integral, o que representa um crescimento de 42% em relação ao ano anterior. Para a secretária da Educação, Rowenna Brito, os avanços refletem o compromisso com uma escola pública mais justa e transformadora. “Estamos consolidando uma política que amplia direitos, melhora o desempenho escolar e fortalece a relação entre escola, comunidade e território”, afirmou.
“Isso requer capacitação de professores, porque na sua grande maioria os professores não tiveram na sua formação inicial, na universidade, o conteúdo para a educação integral. Nós temos o orgulho de a Bahia ser liderança com Anísio Teixeira. E hoje a gente vê a arte, a cultura, a integralidade do pensamento da educação, ajudando as pessoas a se ocuparem do seu tempo”, completou o chefe do Executivo baiano.
Nova farda
Durante a programação do encontro, também foi lançada oficialmente a nova farda escolar da rede estadual de ensino. O novo uniforme, que traz uma identidade visual alinhada ao momento de transformação vivido pela educação pública na Bahia, será utilizado por todos os estudantes da rede, com exceção das unidades militares, e será distribuído gratuitamente a partir do lançamento.
Repórter: Tácio Santos/GOVBA