agosto 05, 2021

970×90

Equipe da Prefeitura visita obra de contenção da Orla de Ipitanga

Equipe da Prefeitura visita obra de contenção da Orla de Ipitanga

Um muro de alvenaria de pedra com 324,44 metros de extensão está sendo construído pela Prefeitura de Lauro de Freitas na Orla de Ipitanga para proteger o calçadão das fortes marés. Nesta terça-feira (16), a prefeita Moema Gramacho, acompanhada do secretário Roque Fagundes e da equipe técnica da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), visitou a obra para avaliar alternativas que agilizem a conclusão dos serviços.
O muro já está praticamente concluído na parte da praia sem barracas. Para executar o outro trecho, são necessárias mudanças nas edificações existentes. A Seinfra cadastrou as 11 barracas locais e mantém o diálogo com os permissionários sobre o andamento dos processos.

Para ser executada, a obra precisou de liberação da Justiça Federal por se tratar de área de maré. O muro está sendo construído com verba captada em 2012 junto a Caixa e contrapartida do Tesouro Municipal. Entre os anos de 2013 e 2016, as intervenções chegaram a ser iniciadas, mas foram interrompidas e os recursos devolvidos. Em 2017 a Prefeitura recuperou a verba e a execução da obra entrou em processo de autorização judicial.

Projeto Orla de Ipitanga

Um projeto maior, que prevê a urbanização de toda a Orla de Ipitanga, está pronto e aguarda apenas liberação da Justiça Federal para que a Prefeitura inicie a licitação e execução. O conceito da intervenção, no bairro litorâneo do município, é valorizar os elementos naturais da paisagem.
Entre a contenção do calçadão e taludes existentes na praia, o projeto prevê a construção de estruturas comerciais, bases de orientação a turistas e do Projeto Tamar, equipamentos de lazer e esportivos com acessibilidade.

Compartilhe
abaixo de Saúde

Sobre o autor

posts relacionados

abaixo de Saúde