outubro 19, 2019

970×90

Escolas estaduais se preparam para o #Transformaê

Escolas estaduais se preparam para o #Transformaê

Virada educacional será nesta sexta em todo o estado

As escolas estaduais estão nos últimos preparativos para a realização, nesta sexta-feira (20), da edição 2019 do #Transformaê: virada educacional Bahia. Durante todo o dia, durante 12 horas seguidas, serão realizadas atividades, a exemplo de apresentações de dança, teatro e música; realização de jogos educativos; intervenções sociais; ações de preservação ambiental; intervenções sociais; exibições de filmes; e oficinas diversas. Rodas de conversa e mesas redondas também serão realizadas, abordando temas dos mais diversos como empoderamento feminino, combate ao preconceito e à intolerância religiosa e prevenção ao suicídio. A ação é um movimento educativo-cultural da Secretaria da Educação do Estado (SEC), com o objetivo de promover o protagonismo estudantil e a integração das famílias com as escolas.

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, falou sobre a importância da iniciativa que abre as escolas para a comunidade. “Trabalhar com a juventude é trabalhar com arte, cultura e esporte e nós podemos afirmar que não existe uma educação de qualidade sem arte. Nós, então, estamos conclamando todas as escolas do Estado, a nossa rede de professores, estudantes e colegiados para que no dia 20 possamos fazer uma grande festa em cada município e em casa território, envolvendo todos em nome da aprendizagem do Estado da Bahia”, ressaltou.

Neste ano, a programação também abordará com toda a comunidade escolar ações estratégicas que estão sendo desenvolvidas pela SEC com foco na aprendizagem, dentre os quais estão o Sistema Baiano de Avaliação (SABE), que está aplicando avaliações em Língua Portuguesa e Matemática, e o Mais Estudo, projeto de monitoria estudantil, que também tem foco no fortalecimento das aprendizagens nestas duas disciplinas.

Nos Colégios Estaduais Marquês de Maricá, localizado no bairro de Pau Miúdo, e o Ministro Aliomar Baleeiro, no bairro de Pernambués, por exemplo, a programação será das 8h às 20h. Serão realizadas apresentações de projetos artísticos e culturais como o Tempo de Artes Literária (TAL), o Festival Anual da Canção Estudantil (FACE) e o Dança Estudantil (DANCE). Intensa programação também será desenvolvida nos Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC) em Salvador, localizado dentro do Colégio Estadual da Bahia (Central).

No interior, tudo também está sendo preparado para uma grande mobilização nas escolas. No Colégio Estadual Alfredo Dultra, em Itapetinga (562 km de Salvador) também serão realizas apresentações dos projetos artísticos, como o Festival de Teatro Estudantil (FESTE) e o Educação Patrimonial e Artística (EPA). A sustentabilidade socioambiental é outro tema transversal do #Trasformaê. Ações neste sentido serão realizadas no Completo Integrado de Educação de Porto Seguro alusivas ao Dia Mundial da Limpeza (21), quando estudantes se juntarão ao mutirão que visa recolher resíduos nas praias e em outros ambientes naturais. No CETEP de Vitória da Conquista todas as atividades do Tranaformaê irão integrar a Feira de Ciências da unidade escolar.

Foto: Ilustrativa/Josenildo Almeida

Compartilhe
abaixo de Saúde

Sobre o autor

posts relacionados

deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

abaixo de Saúde
%d blogueiros gostam disto: