Escolas municipais dão início ao ano letivo 2025 com atividades internas e acolhimento
Com o objetivo de integrar a escola, os funcionários, a equipe gestora, e a família, a Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria de Educação (Semed), deu início ao ano letivo 2025 nesta quarta-feira (12/2). As unidades da Rede Pública Municipal de Ensino realizaram atividades internas e acolhimento aos pais, com rodas de conversa e encontro de escuta individual.
O Instituto de Educação Profissional Eurides Santanna, localizado no bairro Jardim Cidade Nova, promoveu um diálogo com foco nas expectativas e metas para o novo ano letivo, fortalecendo a parceria entre a escola e a comunidade. Já na Escola Municipal Gregório Pinto de Almeida, as equipes se reuniram para planejar as ações de recepção aos alunos e ajustar o planejamento da primeira unidade. Durante o encontro, foi apresentada a nova matriz curricular, em um modelo de gestão colaborativa que visa envolver todos os profissionais no processo educativo.
Cleber Borges, gestor da Gregório Pinto de Almeida, que atende alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) em tempo integral, destacou as melhorias realizadas para o início do ano letivo. Atualmente, a escola conta com 145 alunos matriculados, com aulas das 7h30 às 16h30. “Este ano, os alunos terão boas surpresas. Todas as salas de aula estão climatizadas para o conforto dos estudantes. Recebemos quase 300 cadeiras e mesas novas, além de reformas nos quadros, pinturas, manutenção do piso e da quadra. Tenho certeza de que todas as escolas estão bonitas, mas a nossa ficou a mais bonita da cidade”, afirmou Borges, entusiasmado.
O gestor também elogiou o trabalho da equipe de manutenção e instalação dos aparelhos de ar-condicionado. “O trabalho é de excelência, e a escola está impecável. Na segunda-feira já receberemos nossos alunos e os pais para uma reunião. Tudo está sendo preparado para que 2025 seja um ano ainda melhor que o anterior,” concluiu.
A escola ainda oferta aulas de música como atividade complementar no turno oposto, com um projeto pedagógico inclusivo. O projeto conta com 12 violões, uma banda de percussão e teclados. Paulino Firmo da Conceição Filho, professor de Arte e Cultura, explicou, que “a musicalização tem o objetivo de inserir os alunos em uma atividade lúdica que promove o senso de pertencimento. Nosso foco é a inclusão, e a música é uma ferramenta poderosa para alcançar esse objetivo”.
Conforme documento publicado no *Diário Oficial do Município (DOM)*, na última sexta-feira (7/2), as aulas da Rede Pública Municipal de Ensino iniciarão em 17 de fevereiro. O ano letivo que teve início nesta quarta, tem calendário de conclusão previsto para o dia 23 de dezembro de 2025.
*LINK*: https://diof.io.org.br/api/diario-oficial/download/2025_02_073101004611.pdf