Escolas municipais recebem projeto piloto de segurança para travessia de pedestres

 Escolas municipais recebem projeto piloto de segurança para travessia de pedestres

A Prefeitura de Lauro de Freitas deu início nesta quinta-feira (8) a uma ação piloto de segurança na travessia de vias de trânsito nas escolas municipais Ana Lúcia Magalhães, Gregório Pinto e Itamar Oliveira. Por meio do Departamento de Educação para o Trânsito (DET), a Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (SETTOP) fez uma parceria para o desenvolvimento do “Projeto Segurança Pedestre”. A iniciativa visa chamar a atenção de condutores de veículos para o local da faixa de pedestres onde estudantes fazem suas travessias.

O Projeto Segurança Pedestre é uma ideia do estudante estadunidense Victor Aldridge. Ele conta que a partir da sua vivência nos Estados Unidos (EUA), percebeu que as pessoas fazem travessias em vias públicas de maneira segura por meio do uso de bandeiras sinalizadoras. “A inspiração do projeto surgiu quando eu estava na Flórida. Por ter altos índices de acidentes no trânsito, o estado implantou um sistema de travessia segura. Vi que poderia trazer esta ação benéfica para o Brasil e com a parceria da Prefeitura de Lauro de Freitas estamos dando início ao projeto nas escolas”, afirmou. 

O projeto vai funcionar da seguinte forma: nas faixas de pedestres, localizadas nas vias onde estão as escolas municipais, foram instalados suportes, nos dois lados das ruas, para acomodar as bandeiras cor de laranja que vão auxiliar estudantes no momento das travessias. O conceito é habituar condutores de veículos a pararem metros antes das faixas ao visualizarem o sinal dos pedestres com as bandeiras. Cada escola estará responsável pela colocação das bandeiras nos suportes nos horários de chegada e saída dos alunos. 

De acordo com a diretora do Departamento de Educação para o Trânsito, Helena Santos, esta é mais uma ação que vai somar com os trabalhos que já vêm sendo desenvolvido nas escolas. “A Settop leva para as unidades escolares do município atividades de educação para o trânsito. Esta proposta das bandeiras sinalizadoras aparenta ser simples, mas é bastante eficaz para garantir mais segurança no local das faixas de pedestres. É uma ação temporária que se bem aceita pela população, poderá ser implantada nas demais escolas de Lauro de Freitas e em outras vias de grande circulação”, apontou.

As estudantes Itaiane Veloso, 12, e Lavínia Oliveira, 11, ambas do 6º ano do ensino fundamental, estavam entre as primeiras a experimentar a ação de travessia segura. “Muitos carros não respeitam quando estamos parados na faixa para atravessar. Essa forma de usar sinalização com bandeiras é boa para evitar acidentes”, declarou Itaiane. Para Lavínia “o projeto é legal porque é mais educativo e dá mais segurança para os alunos”. Antes de passarem pelo experimento, os alunos receberam instruções sobre o projeto. 

Educação para o Trânsito

As atividades de educação para o trânsito são constantes nas unidades educacionais. Cerca de 2.700 alunos da Rede Municipal de Ensino de Lauro de Freitas já participaram das atividades que ensinam a transitar com tranquilidade e segurança nas vias urbanas. Sob a perspectiva da construção de valores como o respeito ao próximo e proteção à vida, o DET já percorreu 28 unidades escolares em busca de formar cidadãos mais conscientes e preparados para enfrentar o cotidiano do trânsito.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading