Especialista alerta para cuidados com a coluna no ensino remoto

 Especialista alerta para cuidados com a coluna no ensino remoto

Com o retorno das aulas neste ano letivo, com aulas online, algo que precisa ser levado em consideração, e ser motivo de preocupação dos pais e responsáveis, é sobre os cuidados com a postura adequada em frente ao computador.

De acordo com o médico ortopedista e especialista em cirurgia de coluna, Alexandre Andrade, as crianças que devem estar em constante movimentação, justamente para evitar uma longa exposição às telas, e prevenir problemas na coluna.
O especialista ressalta a importância, do estudante, seja criança ou adolescente fazer atividades físicas regularmente. “De forma lúdica, em casa, podem ser feitas atividades como polichinelos, subir escadas. E
É fundamental que o tempo se movimentando seja maior que vendo TV ou em frente a tela do celular ou computador”, alerta o ortopedista.

Local de estudo – No período de volta às aulas, deve-se tomar cuidado também com o local de estudo. O ensino remoto proporciona muitas horas na mesma posição e, muitas vezes, fora do ambiente adequado. Assistir às aulas na mesa de jantar, no sofá da sala e na cama, por exemplo, podem prejudicar a estrutura corporal.
Uma pesquisa desenvolvida pela UFMG, Fiocruz e Unicamp que pretende identificar como a pandemia tem afetado a vida dos brasileiros em diversos aspectos revelou que 41% das pessoas sentem dores na coluna. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde realizada pelo IBGE em 2013, esse número era de 18,5%.
O estudante do ensino médio, Rafael Souza, precisou adaptar o local de estudo. A varando do quarto virou uma espécie de sala de aula particular. “Para que eu não assistisse às aulas na mesa de jantar ou no sofá. Fez muita diferença para o meu corpo, até dores de cabeça eu estava tendo, pelo estresse”, concluiu.
O ortopedista Alexandre Andrade alerta que neste caso a melhor forma de evitar as consequências do ensino remoto é sempre alongar e mudar de posição a cada uma hora, movimentando o corpo nessas trocas.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading