Espetáculo ARVORÉ chega à orla de Camaçari com apresentações gratuitas

Após emocionar o público em apresentações na sede de Camaçari no último fim de semana, o espetáculo ARVORÉ será levado à orla do município, com apresentações gratuitas. Na quinta-feira (25), às 15h, a peça será encenada no Teatro Tupinambá, localizado no Colégio Estadual de Tempo Integral de Vila de Abrantes; e na sexta-feira (26), a temporada é finalizada, também às 15h, no Centro Cultural Barra do Pojuca. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes de cada sessão, nos locais de apresentação.
Propondo um encontro delicado entre arte, vida, loucura e natureza, a obra, criada e interpretado pela atriz Rebeca Oliveira – cuja trajetória artística foi germinada em Camaçari, convida o público a uma experiência sensível e poética sobre o feminino, o desequilíbrio psíquico e o mundo em colapso.
ARVORÉ é um monólogo autoral que nasce a partir de vivências pessoais, histórias ancestrais e memórias femininas. Em cena, a personagem – mulher, artista, árvore – entrelaça as fragilidades humanas às feridas do planeta, questionando o que é considerado “normal” e ressignificando a loucura como força criativa, crítica e transformadora.
O espetáculo surge da imagem simbólica da árvore invertida, título que é também um neologismo poético, evocando contradição, deslocamento e resistência. A narrativa costura metáforas e memórias em um fluxo que atravessa o corpo, a palavra e a imagem, tratando de temas como: a loucura como potência artística e subversiva; o feminino como território de memória, cuidado e reinvenção; a crise ambiental como espelho das rupturas internas do ser; e a arte como meio de reorganização subjetiva e social.
Após as sessões, o público é convidado a participar de um bate-papo com a artista, ampliando os sentidos da experiência e fortalecendo os vínculos entre arte, saúde mental e educação. Além das apresentações, o projeto contempla mediações culturais voltadas à participação de instituições locais, como escolas públicas e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), fomentando o acesso à arte e promovendo o diálogo entre diferentes áreas do cuidado.
O espetáculo – que no último sábado (20) esteve no Teatro Cidade do Saber (TCS) e no domingo (21) no cineteatro da Pracinhas da Cultura – recebe apoio financeiro do Governo Federal, através do Ministério da Cultura (MinC), via Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB); e da Secretaria da Cultura (Secult), por meio da Prefeitura de Camaçari. A classificação indicativa é 12 anos. Mais informações podem ser obtidas através do Instagram do ARVORÉ, disponível neste link [https://www.instagram.com/solo.arvore/].
Ficha técnica:
Concepção, dramaturgia e atuação: Rebeca Oliveira
Direção artística: Georgenes Isaac e Rebeca Oliveira
Direção visual (cenografia e figurino): Gelton Sacramento
Produção Executiva: Gelton Sacramento
Assistência de Produção: Silas Menezes
Iluminação: Maick Barreto
Cenotécnico: George Santana
Costureira: Angélica Paixão
Pintura no figurino: Juliane Palmeira
Designer gráfico: Isabella Souza
Fotografia: Suellen Sales
Assessoria de Imprensa: Emile Lira
Realização: Coletivo das Liliths
Foto: Divulgação