Esquemas de segurança para Jogos Olímpicos em Salvador são apresentados no Centro de Operações
reze instituições apresentaram nesta última quinta-feira (21), no Centro de Operações e Inteligência de Segurança Pública 2 de Julho, os planos estratégicos de atuação durante os eventos olímpicos que ocorrerão em Salvador, atendendo a um pedido do secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, formulado na última reunião do Comitê Executivo de Segurança Integrado Regional (Cesir). O centro de operações fica no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.
Coordenado por Barbosa e pelo comandante do 2º Distrito Naval, vice-almirante Cláudio Portugal de Viveiros, o encontro contou com representantes das polícias Militar, Civil e Técnica, Corpo de Bombeiros, Superintendência de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública (SSP), Forças Armadas, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), polícias Federal e Rodoviária Federal, Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Guarda Municipal, Transalvador e Metrô.
Integração foi a palavra-chave em todas as apresentações, com alguns protocolos de atuação contando com a participação simultânea de quatro organizações de esferas diferentes. “Agradeço a presença de todos e ressalto a necessidade de tirarmos agora todas as dúvidas, pois estaremos com os olhares do mundo voltados para o Brasil e, em especial, às cidades que sediarão os jogos”, declarou o secretário da Segurança Pública.
Barbosa acrescentou ainda que é preciso reforçar as ações preventivas e alinhar, com as instituições municipais, como serão os planos para o trânsito, o transporte público e o controle de estacionamento ao redor da Arena Fonte Nova.