Estado tem 5.541 vagas de estágio; veja como se candidatar
O governo do estado da Bahia está oferecendo 5.541 vagas de estágio para estudantes universitários interessados em atuar em diversos órgãos públicos através do programa Partiu Estágio.
A iniciativa, gerida pela Secretaria da Administração (Saeb), tem inscrições abertas até o dia 23 de outubro e oferece oportunidades tanto na capital, Salvador, quanto em municípios do interior e da Região Metropolitana (RMS).
O programa é uma porta de entrada para que estudantes tenham suas primeiras experiências profissionais em suas áreas de formação.
“Eu trabalhava em outra área e vi o Partiu Estágio como uma oportunidade de dar o primeiro passo no jornalismo, que é a área que eu estudo. Tem sido uma realização muito grande”, afirmou a estudante de jornalismo Maju Moreira, do Centro Universitário UniFTC Maju, que está há quatro meses estagiando na Secretaria de Comunicação (Secom).
Integração e troca de conhecimentos
O estágio proporciona aos estudantes a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Sob a supervisão de profissionais experientes, eles também trazem novas perspectivas ao ambiente de trabalho, como destaca o jornalista e radialista Alexandre Santana, mentor de Maju na Secom.
“Eu sei o quanto essa experiência é importante para eles. Tento tornar isso a melhor coisa possível, para que possam absorver o máximo de conteúdo e entender melhor o fluxo de informação”, disse Santana, que vê no intercâmbio de gerações uma grande riqueza para a instituição.
Maju, por exemplo, já participou de gravações de boletins para rádios do interior, produziu notas e acompanhou a equipe de reportagem da Secom em pautas de rua. Ela descreve o estágio como “uma virada de chave”, ao ter a oportunidade de trabalhar na área pela qual sempre foi apaixonada.
Vantagens e condições
Os estudantes selecionados para o Partiu Estágio têm direito a uma bolsa-auxílio, que foi reajustada para R$ 607, além de auxílio transporte, seguro de vida e férias remuneradas. O contrato de estágio é de um ano, com a possibilidade de prorrogação para estudantes com deficiência, que têm prioridade, junto a outros grupos. Segundo Célio Alcântara, coordenador do programa, 10% das vagas são reservadas para pessoas com deficiência, em cumprimento à Lei Federal nº 11.788/2008.
Além disso, o programa também prioriza candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e aqueles que cursaram o ensino médio em escolas públicas ou com bolsa integral na rede privada.
Vagas em diversas áreas e regiões
As vagas oferecidas abrangem 126 áreas de atuação e estão distribuídas em 65 municípios da Bahia. Entre os órgãos que receberão estagiários estão secretarias como a de Educação (SEC), Saúde (Sesab), Infraestrutura (Seinfra), Desenvolvimento Rural (SDR), além de superintendências e universidades estaduais.
Do total de vagas, 2.194 são destinadas a Salvador e 3.347 para o interior e a RMS. Para concorrer, os estudantes devem ter pelo menos 16 anos, morar na Bahia, ter completado pelo menos 50% da carga horária do curso e estar regularmente matriculados em uma instituição de ensino superior com sede no estado. O cadastro deve ser feito no site oficial do governo baiano, e os selecionados receberão uma notificação via WhatsApp para entrega da documentação necessária.