‘Estamos percorrendo todas as rotas possíveis’: o que se sabe sobre queda de menina em bueiro
Após um alarme falso de que Amanda Teles, 12, havia sido encontrada no Rio do Toco, em Dias D’Ávila, o Corpo de Bombeiros informou que as buscas pela garota continuam. Segundo o Major André Matos, que atua na operação, os militares estão fazendo varreduras no caminho reverso que a garota provavelmente percorreu. Estão sendo vasculhadas as galerias subterrâneas do rio até o bueiro em que a vítima caiu.
“A expectativa é que ela estivesse aqui no Rio do Toco, mas, infelizmente, ainda não conseguimos localizá-la. Assim que recebemos a notícia do desaparecimento, efetuamos o planejamento da operação. São várias equipes em campo”, falou o major André Matos. Um dos caminhos que Amanda pode ter percorrido acaba, justamente, no Rio do Toco.
“Percorremos todas as possíveis rotas que ela possa ter feito. Dentro das possibilidades, chegamos no manancial. Estamos fazendo o caminho reverso para tentar encontrá-la”, detalhou. “Como a força da água foi muito forte, suspeitamos que ela não esteja tão próxima do ponto em que desapareceu”, completou.
Cerca de 50 bombeiros atuam na operação de busca. Além da equipe terrestre, a ação conta com equipe aérea em helicóptero, drones e mergulhadores.
Agentes da perícia técnica também realizam buscas no local onde a menina foi vista pela última vez, na Avenida Lauro de Freitas. A Polícia Civil suspeita que o corpo possa ter percorrido um outro caminho, que não tenha como final o Rio do Toco. Por isso, realizam intervenções no solo para encontrar a vítima.
Amanda Teles voltava da escola, às 12h22 de quarta-feira (27), quando foi engolida por uma boca de lobo na Avenida Lauro de Freitas, do bairro Urbes. Nesta quinta (28), foram encontrados um dos sapatos utilizados pela menina e sua mochila. Familiares e amigos acompanham o trabalho dos militares.
Em nota, a prefeitura de Dias D’Ávila manifestou pesar pelo “trágico acidente” e afirmou que está empreendendo todos esforços nas buscas. A família recebe apoio especializado de psicólogos e assistentes sociais . Leia a íntegra:
A Prefeitura de Dias d’Ávila manifesta seu profundo pesar pelo trágico acidente ocorrido na quarta-feira, 27 de novembro, quando uma adolescente de 12 anos desapareceu após cair em um bueiro na Avenida Lauro de Freitas, durante uma forte chuva que atingiu toda a região.
Ao tomar conhecimento da triste ocorrência, a administração municipal agiu prontamente, acionando imediatamente o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil e todos os recursos municipais disponíveis, com o objetivo de garantir a localização da jovem o mais rápido possível, montando uma força-tarefa especializada que contou ainda com o apoio das equipes da Embasa.
Ontem, as buscas foram intensificadas, abrangendo toda a extensão do sistema de drenagem pluvial, com um trabalho que prosseguiu até a madrugada. Em uma ação de grande esforço e comprometimento, contou-se ainda com o apoio de uma empresa especializada, que disponibilizou sondas e câmeras especiais para inspeção do sistema de drenagem subterrâneo, ampliando as possibilidades de localização da adolescente.
Hoje, as buscas foram ampliadas e estão sendo realizadas nas matas e em um rio da região, em um esforço contínuo para localizar a jovem.
Além disso, a Prefeitura colocou à disposição da família uma equipe de profissionais qualificados, tais como uma psicóloga e uma assistente social, que estão acompanhando de perto cada etapa do processo, oferecendo o suporte necessário neste momento difícil.
Fonte : Correio