Estatais federais fizeram 55 mil novas contratações em cinco anos
Entre 2010 e 2014, as estatais federais no Brasil fizeram 55.836 novas contratações, conforme dados atualizados do governo divulgados pelo jornal O Globo. Esse crescimento significa um aumento de 11,2%.
Nas estatais, que dependem exclusivamente do Tesouro Nacional — como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) — a alta chega a ser de 48,4% no período.
Já de 2006 a 2014, o volume de servidores nas estatais aumentou em 30%, e o das dependentes do Tesouro, em 75%. Enquanto o número de funcionários disparou, o volume de investimentos das estatais federais no primeiro quadrimestre caiu ao menor nível desde 2006.
Diante disso, o governo do presidente interino Michel Temer (PMDB) está trabalhando para moldar o que chama de “Estado suficiente”, que vai balizar todas as privatizações que estão por vir, caso se confirme o afastamento da presidente Dilma Rousseff (PT).
Em entrevista ao Globo, Fernando Soares, diretor do Departamento de Estatais do Ministério do Planejamento, o governo vai procurar trazer um modelo de gestão privada para as estatais, com regras adaptadas de governança e transparência. Ele destaca, porém, que as estatais têm de atender aos interesses da sociedade, e não apenas render lucros ao governo.