Estudantes da rede municipal transformam Parque Rosa dos Ventos em sala de aula verde

O sábado (27) foi marcado por uma verdadeira aula de cidadania e sustentabilidade no Parque Rosa dos Ventos, em Salvador. Alunos das escolas municipais Mercedes do Espírito Santo e Senhora Valentina Silvina Santos, de Itinga, participaram de uma ação de educação ambiental que uniu prática e consciência.
A atividade incluiu o plantio de mudas nativas e ornamentais, coleta de resíduos, criação de um mural artístico e uma exposição fotográfica. A iniciativa foi fruto da parceria entre a Prefeitura de Lauro de Freitas (por meio da SEMED), a empresa BATTRE e o INEMA, reunindo esforços do poder público, iniciativa privada e sociedade civil.
De acordo com o biólogo Fábio Bastos, representante da BATTRE, ações como essas inspiram mudanças de hábito: “A ideia é sensibilizar para que as pessoas preservem e não agridam o meio ambiente”. Já Genecir Braz, do INEMA, destacou o papel da gestão correta dos resíduos: “Quando bem gerenciados, eles têm valor econômico; descartados de forma incorreta, causam grandes impactos”.
Para as escolas, a experiência reforçou conteúdos de Ciências e Meio Ambiente. “Vivenciar essas práticas fora da sala fortalece a formação cidadã dos estudantes”, afirmaram as gestoras Andreia Almeida e Verônica de Deus.
Os alunos também relataram entusiasmo com a vivência. “Plantar uma árvore foi emocionante, dá orgulho de estar ajudando o planeta”, disse Thayssa Luna, de 10 anos. Já Murilo Henrique, também de 10 anos, ressaltou a importância da continuidade: “Isso não deveria acontecer só no Dia da Limpeza, mas todos os dias”.
Segundo o professor Antônio Cláudio Nogueira, da SEMED, a proposta buscou despertar consciência crítica por meio de atividades lúdicas e interativas. No fim, o movimento coletivo deixou claro: preservar o meio ambiente é um compromisso que une gerações.