Estudantes ocupam o IFBA e protestam contra a PEC 55, em Salvador e interior do estado

Vários campi do Instituto Federal da Bahia (Ifba) estão sob ocupação de estudantes que protestam contra medidas do governo federal, que tramitam nas casas legislativas, entre elas a PEC 55 (que limita os gastos públicos), a MP 746 (que visa a reforma do ensino médio), o PLS 193 (Programa Escola sem Partido) e o corte de 47% nas verbas aos institutos federais.

De acordo com o departamento de comunicação do IFBA, em Salvador, os estudantes ocuparam o prédio da instituição, no bairro do Barbalho, desde a última quinta-feira (10/11), após decisão tomada pela maioria dos alunos dos níveis médio, técnico e superior. Além da capital baiana, ocupações acontecem também em Simões Filho, Valença, Ilhéus, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Barreiras, Irecê, Paulo Afonso e Eunápolis. Em Porto Seguro, a manifestação terminou no último dia 7 de novembro.

Segundo informações da Comunidade Estudantil, em Simões Filho, o campus se encontra ocupado desde o último dia 31 de outubro. A ocupação se deu após assembleia deliberativa que ocorreu no dia 27 de outubro. Diante da decisão foram organizadas comissões de registros (documentos), limpeza, comunicação, segurança, arte e cultura, tesouraria, preparação e arrecadação de alimentos.

Ainda de acordo com os estudantes, houve a construção de um calendário a nível estadual para a primeira semana de ocupação, com atividades onde foram realizados debates sobre o atual cenário do Brasil, cine debates, aulões para o ENEM e assembleias com representantes dos campi de Paulo Afonso, Camaçari, Salvador, Barreiras, Jequié, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading