Estuprador é capturado com ajuda do reconhecimento facial: criminoso de 71 Anos tentava se esconder com boné

Um homem de 71 anos, procurado pela Justiça do Rio Grande do Sul por estupro de vulnerável, foi capturado na manhã desta segunda-feira (12), em Itabuna, sul da Bahia, graças ao uso do Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA). A prisão foi resultado de uma operação integrada entre o Centro Integrado de Comunicações (Cicom) de Itabuna, a Polícia Militar e a Polícia Federal.
Desde a última quarta-feira (7), o suspeito vinha sendo monitorado após pedido da PF para inseri-lo no banco de dados da ferramenta de reconhecimento facial. As equipes do Cicom mapearam os horários e trajetos do criminoso, que tentava driblar o sistema usando um boné que escondia boa parte do rosto. “Ele dificultava os alertas de mais de 90% da ferramenta. Em um momento, levantou o rosto e foi quando o alerta foi gerado”, explicou o subtenente Ricardo Nepomuceno, coordenador adjunto do Cicom.
Após o reconhecimento, uma guarnição do 15º Batalhão da PM localizou o foragido, confirmou sua identidade e o conduziu até a sede da 6ª Coorpin (Coordenadoria Regional de Polícia do Interior), onde foram cumpridos dois mandados de prisão expedidos pela 6ª Vara Criminal de Porto Alegre. O criminoso segue custodiado à disposição da Justiça gaúcha.