Exposição de artes abre Semana da Cultura Nacional em Lauro de Freitas

 Exposição de artes abre Semana da Cultura Nacional em Lauro de Freitas

Sensação de medo, espanto e alegria são impressões verbalizadas por Jucival Santana ao observar a obra em papel sobre madeira, exposta na recepção da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT), no Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão. A arte contemplada pelo morador da localidade faz parte da exposição que abriu, nesta terça-feira (5), a Semana da Cultura Nacional de Lauro de Freitas.

“Todas as artes expostas aqui na estrutura da Secult modificam o cenário cotidiano. Nós criamos sentimentos ao observar as obras. A arte é subjetiva e espera que fale o que sente por meio dela. Esta é uma atividade que deveria acontecer mais vezes”, considerou Jucival diante da obra de Venicio Coelho, enquanto admirava outras artes.

A exposição ficará aberta, das 9h às 14h, até a próxima sexta-feira (8). No local, o público vai encontrar obras de variadas técnicas como: esculturas em madeira, metal e fibra, papietagem, óleo sobre tela e mista. Os artistas expositores são: Sivú Artes, Flora Lee, Débora Fontes, Kátia Cunha, Jesse Nazaré, Nilson Conceição Carvalho, Alberto Romero, Ana Maria Carvalho, Aidê Nascimento, Manuel Paranhos e Marcônio Nogueira.

Figurinos do Bloco Afro Bankoma e do grupo Cangaceiros de Ipitanga também estão expostos. O secretário da Secult, Manoel Carlos dos Santos, destaca que a Semana da Cultura Nacional é celebrada desde 2017 em Lauro de Freitas. “Nossa gestão busca realizar atividades para além do calendário cultural. Aqui temos agentes culturais que fomentam atividades que valorizam as diversas formas de arte no município” ressaltou.

Para Helena Maria Santos, o figurino “Gosto do Acarajé – 2003” do Bankoma foi o que mais chamou a atenção na exposição. “Trabalho com crianças e tenho ligação com a arte. Faço alguns desenhos, mas nada profissional. Aqui, vendo todas essas artes, consegui me transportar para outros mundos”, relatou.

A culminância da Semana da Cultura, na sexta-feira (8), a partir das 13h, traz uma programação repleta de apresentações culturais, bate-papos, visita guiada, lançamento de livros e exibição de filmes.

Jornalista Laerte Santana

Foto Edgard Copque

ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas

06/11/2019

71 3288 8371

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading