Exposição “Festival de Aquarelas: Traduzindo Sonhos” entra em cartaz

 Exposição “Festival de Aquarelas: Traduzindo Sonhos” entra em cartaz

O Centro Cultural Solar Ferrão em Salvador recebe, a partir de 03/09, a mostra “Festival de Aquarelas: Traduzindo Sonhos”, que apresenta 64 obras de 32 artistas aquarelistas integrantes da ABA (Associação Brasileira de Aquarela) e da International Watercolor Society (IWS-Brazil). A maioria destes artistas vem apresentando suas aquarelas em exposições digitais, bienais e/ou trienais em diversos países, como Bolívia, Paquistão, Bulgária, Itália, México e Suíça. A mostra fica em cartaz até 30/09 e tem entrada gratuita.

A aquarela é uma técnica de pintura na qual os pigmentos se encontram suspensos ou dissolvidos em água. Os suportes utilizados nos processos de criação são muito variados, embora os mais comuns sejam o tecido e o papel com elevada gramatura, caracterizado por ser mais espesso que os demais. “A ideia de trazer a ABA para o Centro Histórico de Salvador surgiu com o objetivo de apresentar à cidade um grupo de aquarelistas que trabalha para a difusão da técnica da aquarela, já reconhecida em outros países. Infelizmente no Brasil ainda se tem o receio da aquarela, por conta do papel e, assim, é privilegiado o óleo ou acrílico a tela”, afirma Luiz Neto, um dos idealizadores da mostra.

A mostra apresenta obras dos artistas: Catherine Kafiris, Carla Petrini, Cassiano Pereira Nunes, Célia Custarella, Claudia Simões, Darci Linguitte, Diana Mártire, Eddy Tricerri, Flávio Ribeiro, Gladys Maldaun, Godiva Accioly, Helena Müller, Heloisa Pessóa, Ilma Ponte, Iole Di Natale, Isabel Cardoso, Ivani Ranieri, Ivone Beltran, Lílian Arbex, Luci Brandimiller, Luiz Neto, Maria Clarice Sarraf, Maria Ines Lukacs, Maria Laura B. A. Marques, Maria Luiza Mello, Maria Lucia Panizza, Margarida Gregori, Marina Martinelli, Nona Rostagno, Rosemary Granata, Suely Cauduro e Zilá Troper.

A ABA tem sua sede em São Paulo – SP, e foi fundada há aproximadamente 30 anos pela artista Iole Di Natale. A associação propõe a difusão da aquarela através de exposições, workshops, encontros, e palestras, conquistando novos artistas e amantes da arte ao redor do país. Incorporando a água como seu elemento indispensável, a ABA se lança também em favor de projetos contra a poluição de nossos rios, como no Projeto “Pintando o Rio Paraíba do Sul”, alertando a população sobre a importância da água para a sobrevivência do planeta.

A Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (DIMUS/IPAC) é uma unidade vinculada a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

Serviço:

Exposição “Festival de Aquarelas: Traduzindo Sonhos”

Local: Centro Cultural Solar Ferrão (Rua Gregório de Matos, Pelourinho)

Período de visitação: 03 a 30/09

Horário: Terças a sextas-feiras, das 12h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h

Entrada gratuita

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading